Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o carrinho movido a ar. Quer aprender a fazer um? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF05LP15, EF05LP16, EF05LP20, EF05CI07, EF05CI08, EF05MA20, EF05MA21, EF05TE01 e EF05TE02.
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Carrinho movido a ar – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Carrinho movido a ar – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Carrinho movido a ar – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Carrinho movido a ar
Confira a seguir como fazer um carrinho movido a ar!
– Você pode construir seu carrinho usando um pedaço de papelão, um balão, tesoura sem ponta, elástico, fita adesiva, palitos de madeira, canudos e tampinhas de garrafa.
– Corte o canudo ao meio e prenda as duas metades no papelão.
– Passe um palito através de cada canudo para fazer os eixos do carro.
– Peça a um adulto que faça um furo no centro de cada tampinha e encaixe-as nas extremidades dos palitos. É importante deixar um espaço entre as rodas e o pedaço de papelão!
– Agora é hora de fazer o carrinho andar! Use o elástico para prender um canudo ao balão. Com a fita adesiva, fixe o canudo ao papelão. Atenção: não prenda a extremidade do canudo ao papelão. É por ela que você vai soprar para encher o balão.
– Depois de encher o balão, coloque um dedo sobre a abertura do canudo, para evitar que o ar saia.
– Coloque seu carrinho em uma superfície lisa e deixe o ar sair. Bom divertimento!
Tereza Costa. Disponível em: <https://www.invivo.fiocruz.br/experimente/foguete/>. (Com corte e adaptação).
Questões
Questão 1 – Qual é o objetivo do texto?
( ) divulgar algo.
( ) ensinar a fazer algo.
( ) contar a história de algo.
Questão 2 – Releia:
“[…] um pedaço de papelão, um balão, tesoura sem ponta, elástico, fita adesiva, palitos de madeira, canudos e tampinhas de garrafa.”
O trecho é:
( ) uma narração.
( ) uma descrição.
( ) uma argumentação.
Questão 3 – O ponto de exclamação foi usado, depois de “– Agora é hora de fazer o carrinho andar!”, para exprimir em relação ao fato o sentimento de:
( ) alívio.
( ) surpresa.
( ) animação.
Questão 4 – De acordo com o texto, um canudo deve ser preso ao balão com:
( ) o elástico.
( ) a fita adesiva.
( ) a tesoura sem ponta.
Questão 5 – Na parte “É por ela que você vai soprar para encher o balão.”, o termo destacado refere-se:
( ) à extremidade do palito.
( ) à extremidade do canudo.
( ) à extremidade do papelão.
Questão 6 – Em “– Depois de encher o balão, coloque um dedo sobre a abertura do canudo, para evitar que o ar saia.”, a expressão grifada estabelece a relação de:
( ) causa.
( ) tempo.
( ) finalidade.
Questão 7 – Na passagem “– Coloque seu carrinho em uma superfície lisa e deixe o ar sair.”, o vocábulo “e” indica:
( ) soma.
( ) oposição.
( ) alternância.
Questão 8 – Observe:
“Bom divertimento!”
Nesse fragmento, a autora do texto:
( ) dá uma sugestão.
( ) expressa um desejo.
( ) propõe uma reflexão.
Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.