Início Série5º ano Interpretação de texto: Carrinho movido a ar – 5º ano

Interpretação de texto: Carrinho movido a ar – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o carrinho movido a ar. Quer aprender a fazer um? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF05LP15, EF05LP16, EF05LP20, EF05CI07, EF05CI08, EF05MA20, EF05MA21, EF05TE01 e EF05TE02.

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

Carrinho movido a ar

  Confira a seguir como fazer um carrinho movido a ar!

– Você pode construir seu carrinho usando um pedaço de papelão, um balão, tesoura sem ponta, elástico, fita adesiva, palitos de madeira, canudos e tampinhas de garrafa.

– Corte o canudo ao meio e prenda as duas metades no papelão.

– Passe um palito através de cada canudo para fazer os eixos do carro.

– Peça a um adulto que faça um furo no centro de cada tampinha e encaixe-as nas extremidades dos palitos. É importante deixar um espaço entre as rodas e o pedaço de papelão!

– Agora é hora de fazer o carrinho andar! Use o elástico para prender um canudo ao balão. Com a fita adesiva, fixe o canudo ao papelão. Atenção: não prenda a extremidade do canudo ao papelão. É por ela que você vai soprar para encher o balão. 

– Depois de encher o balão, coloque um dedo sobre a abertura do canudo, para evitar que o ar saia. 

– Coloque seu carrinho em uma superfície lisa e deixe o ar sair. Bom divertimento!

Tereza Costa. Disponível em: <https://www.invivo.fiocruz.br/experimente/foguete/>. (Com corte e adaptação).

 

Questões

Questão 1 – Qual é o objetivo do texto?

(     ) divulgar algo.

(     ) ensinar a fazer algo.

(     ) contar a história de algo.

 

Questão 2 – Releia:

 “[…] um pedaço de papelão, um balão, tesoura sem ponta, elástico, fita adesiva, palitos de madeira, canudos e tampinhas de garrafa.”

O trecho é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 3 – O ponto de exclamação foi usado, depois de “– Agora é hora de fazer o carrinho andar!”, para exprimir em relação ao fato o sentimento de:

(     ) alívio.

(     ) surpresa.

(     ) animação.

 

Questão 4 – De acordo com o texto, um canudo deve ser preso ao balão com:

(     ) o elástico.

(     ) a fita adesiva.

(     ) a tesoura sem ponta.

 

Questão 5 – Na parte “É por ela que você vai soprar para encher o balão.”, o termo destacado refere-se:

(     ) à extremidade do palito.

(     ) à extremidade do canudo.

(     ) à extremidade do papelão.

 

Questão 6 – Em “– Depois de encher o balão, coloque um dedo sobre a abertura do canudo, para evitar que o ar saia.”, a expressão grifada estabelece a relação de:

(     ) causa.

(     ) tempo.

(     ) finalidade.

 

Questão 7 – Na passagem “– Coloque seu carrinho em uma superfície lisa e deixe o ar sair.”, o vocábulo “e” indica:

(     ) soma.

(     ) oposição.

(     ) alternância.

 

Questão 8 – Observe:

“Bom divertimento!”

Nesse fragmento, a autora do texto:

(     ) dá uma sugestão.

(     ) expressa um desejo.

(     ) propõe uma reflexão.

 

Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.

Deixe um Comentário