Interpretação de texto: Caro leitor – 7º ano e 8º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sétimo ano e oitavo ano do ensino fundamental, com questões baseadas no texto Caro leitor.

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia o prefácio do livro A face oculta: uma história de bullying e cyberbulling, de Maria Tereza Maldonado a seguir:

 

Caro leitor

    Quer saber o que me motivou a escrever A face oculta? Ouvi centenas de histórias de pessoas que sofrem bullying e cyberbullying, de quem pratica e de quem participa dessas ações, apoiando quem faz e compartilhando mensagens ofensivas. Vou contar uma coisa para vocês: eu sofri bullying quando tinha dez anos. Naquela época, esse nome nem existia, e a internet também não. Os adultos pensavam que aquilo era brincadeira de crianças e não percebiam o sofrimento que isso provocava. Bullying não é brincadeira! Porque brincadeira é quando todos se divertem! Quando alguns se divertem atacando, excluindo, depreciando outros, isso é um padrão de agressão que pode se estender para outros relacionamentos. A partir de centenas de histórias reais, surgiu A face oculta. Os personagens sintetizam muitas pessoas que conheci com as características de cada uma delas. Luciana é uma adolescente que adora fazer amigos. Ela é alegre, extrovertida, atraente, vai bem nos estudos e é muito segura de si. Essa descrição poderia ser a de muitas outras garotas como ela e não teria nada de extraordinário se não fosse por um detalhe: na verdade essa é a descrição de uma Luciana que só existe no mundo virtual; no mundo real ela é introvertida, tem poucos amigos, detesta atividades físicas, come compulsivamente e esconde sua aparência com roupas largas e escuras. Só uma coisa as “duas” Lucianas têm em comum: a paixão pelo computador. Mas uma faceta nada atraente do mundo virtual veio atormentar a garota: ela está sendo vítima de cyberbullying e sente que não pode pedir ajuda a nenhum adulto, pois teme ficar sem seu precioso computador. Espero que goste de ler A face oculta tanto quanto eu gostei de escrever!

Maria Tereza Maldonado.

 

RESPONDA ÀS QUESTÕES ABAIXO:

1)  Você já leu esse livro ou algum outro da mesma autora?

R:

 

2)  Quais características contraditórias apresenta a personagem Luciana?

R:

 

3)  O livro trata de questões sofridas por muitas crianças e adolescentes, você já sofreu ou sofre algum tipo de agressão verbal, psicológica ou física?

R:

 

4)  Leia um fragmento retirado do livro: “Os avatares que Luciana construía para representá-la eram muito diferentes dela: magros, altos, cabelos curtos com cores e cortes exóticos, roupas ousadas e coloridíssimas. Em sua foto no site de relacionamento, ela estava irreconhecível: sorridente, com uma blusa vermelha e brincos de argola, os cabelos longos penteados para trás, realçando o rosto… Muito diferente da Luciana das roupas escuras e largas com que ela procurava esconder os quilos a mais, do cabelo desalinhado encobrindo as orelhas e a testa, do sorriso raro e contido. Em seu perfil, descrevia-se como simpática, sociável, de bem com a vida. Outra pessoa. A filha que os pais adorariam ter.” Agora, Retire do fragmento acima:

a) Um adjetivo no grau superlativo analítico sintético: 

b) Uma locução verbal: 

c) Um verbo no futuro do pretérito do modo indicativo: 

5)  Cite ao menos três situações que podemos considerar como bullying ou cyberbullying:

R:

 

Observe as imagens a seguir e responda as questões abaixo:

https://novaescola.org.br/conteudo/336/bullying-escola

 

6)  Em sua opinião, o espectador também participa do bullying?

R:

 

7)  Na segunda tirinha, as reticências empregadas no primeiro e no segundo quadrinhos servem para:

a)   (   ) comunicar sentimento de raiva.

b)  (   ) interromper e continuar a fala.

c)   (   ) indicar entusiasmo na fala.

d)  (   ) indicar a fala de um dos personagens.

 

8)  Que relação a tirinha apresenta com o livro de Tereza Maldonado citado anteriormente?

R:

 

9)  Qual a classe gramatical das palavras do primeiro quadrinho?

R:

 

10) Suponha que está acontecendo uma campanha antibullying em sua escola e a professora pede para que cada aluno proponha três ações para ajudar na campanha. Quais ações você proporia?  

R:

 

 

Por Acessaber

acessaber:
Veja também: