Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre a Capital Mundial do Livro. Em 2025, a cidade do Rio de Janeiro é designada para contribuir com a difusão e a celebração da literatura na cena mundial. Vamos saber mais a respeito desse fato? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF05LP01, EF05LP02, EF05LP03, EF05LP04, EF05LP05, EF05LP07, EF05LP12 e EF05LP19.
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Capital Mundial do Livro – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Capital Mundial do Livro – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Capital Mundial do Livro – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Rio de Janeiro: Capital Mundial do Livro
Em 2025, cidade é designada para contribuir com a difusão e a celebração da literatura na cena mundial.
O Rio de Janeiro é a primeira cidade de língua portuguesa a se tornar Capital Mundial do Livro, destacando a produção cultural e literária no Brasil e em outras nações lusófonas. O cronograma de atividades no Rio inclui o projeto “Bibliotecas do Amanhã”, que visa modernizar e requalificar a rede municipal de bibliotecas e salas de leitura, a “Academia Editorial Júnior”, com o objetivo de qualificar jovens interessados no mercado editorial, e o programa “Livro nos Trilhos”, que vai espalhar livros em estações de metrô, ônibus e trens.
A cidade também promoverá uma nova edição da “Bienal do Livro Rio”, entre os dias 13 e 22 de junho de 2025. O evento será guiado por uma proposta multimídia, com roda gigante literária, escape room, labirinto de histórias e outras atrações.
O título de Capital Mundial do Livro representa um compromisso com a defesa da literatura e, para que seja amplamente efetivado, depende da articulação de diferentes âmbitos da sociedade e do incentivo de políticas públicas. Nesse sentido, promover a leitura é também assegurar a educação de qualidade e expandir a diversidade de pessoas, que produzem e consomem livros, democratizando o acesso para comunidades locais, povos originários e quilombolas, periferias e escolas em todo o país e ao redor do mundo.
Ana Carolyna Barboza Disponível em: <https://www.ufmg.br/espacodoconhecimento/as-capitais-mundiais-do-livro/>.
Publicado em: 22 de abril de 2025. (Fragmento com adaptação).
Questões
Questão 1 – Na frase “Em 2025, cidade é designada para contribuir com a difusão e a celebração da literatura na cena mundial.”, a que cidade o texto se refere?
Questão 2 – O texto revela um fato inédito sobre a cidade identificada acima. Qual fato?
Questão 3 – No trecho “[…] modernizar e requalificar a rede municipal de bibliotecas e salas de leitura […]”, a autora apresenta os objetivos do programa:
( ) “Livro nos Trilhos”.
( ) “Bibliotecas do Amanhã”.
( ) “Academia Editorial Júnior”.
Questão 4 – Releia:
“A cidade também promoverá uma nova edição da “Bienal do Livro Rio”, entre os dias 13 e 22 de junho de 2025.”
Essa passagem é:
( ) uma narração.
( ) uma descrição.
( ) uma argumentação.
Questão 5 – A expressão escape room aparece destacada no texto porque é:
( ) informal.
( ) incomum.
( ) estrangeira.
Questão 6 – Em “[…] para que seja amplamente efetivado, depende da articulação de diferentes âmbitos da sociedade e do incentivo de políticas públicas.”, “para que”:
( ) inicia uma finalidade.
( ) introduz uma condição.
( ) anuncia uma conclusão.
Questão 7 – De acordo com o texto, “[…] promover a leitura é também assegurar a educação de qualidade […]”. Em outras palavras, é também:
( ) “ampliar a educação de qualidade”.
( ) “garantir a educação de qualidade”.
( ) “incentivar a educação de qualidade”.
Questão 8 – Grife a seguir o vocábulo que exprime a ideia de soma:
“[…] expandir a diversidade de pessoas, que produzem e consomem livros, democratizando […]”
Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.