Interpretação de texto, voltada para os alunos do sétimo ano do ensino fundamental, sobre o bugio-marrom. Ele é o terceiro primata que vive no Brasil na lista dos 25 mais ameaçados de extinção. Vamos conhecê-lo melhor? Para isso, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download desse exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Bugio-marrom – 7º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Bugio-marrom – 7º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Bugio-marrom – 7º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Leia com atenção o texto. Depois, responda às variadas questões interpretativas:
Bugio-marrom
Com a importante função de dispersar sementes em seu habitat por ser alimentar de frutas e folhas, o bugio-marrom (Alouatta guariba) é o terceiro primata que vive no Brasil na lista dos 25 mais ameaçados de extinção. Endêmica da Mata Atlântica brasileira e argentina, essa espécie vem perdendo o espaço na natureza desde a chegada dos europeus na América do Sul.
A exploração de recursos naturais, como a madeira, a pecuária e o cultivo extensivo de café e açúcar contribuem para a redução de habitat do animal e, consequentemente, para a sua locomoção para espaços urbanos, onde sofrem outros riscos.
Embora existam alguns dados locais sobre a população do animal no Brasil, estudiosos e pesquisadores não chegaram a um consenso sobre o número total em todo o território nacional. O estudo estima que a situação seja ainda pior na Argentina, onde alguns grupos da espécie têm apenas de 20 a 50 indivíduos.
Além disso, assim como o sagui-da-serra-escuro, são altamente vulneráveis à febre amarela. Os dois últimos surtos, em 2009 e 2017, afetaram fortemente as populações de bugio-marrom. Somado a isso, a desinformação levou pessoas a matarem ou ferirem o primata com a falsa crença de que poderiam ser contaminados em contato com o animal. Não é a primeira aparição do bugio-marrom na lista dos primatas mais ameaçados. A espécie também integrou a lista válida entre 2012 e 2014.
Marcos Furtado. Fragmento de: “Lista dos 25 macacos mais ameaçados do mundo tem três espécies brasileiras”. Disponível em: <https://www.oeco.org.br/>. Acesso em: 16 de outubro de 2020.
Questões
Questão 1 – Segundo o autor do texto, o bugio-marrom é uma espécie “endêmica da Mata Atlântica brasileira e argentina”. O que isso quer dizer?
R:
Questão 2 – Sublinhe a expressão que retoma “bugio-marrom” neste segmento do texto:
“[…] essa espécie vem perdendo o espaço na natureza desde a chegada dos europeus […]
Questão 3 – Identifique os fatores que, de acordo com o texto, levam à locomoção do bugio-marrom para áreas urbanas.
R:
Questão 4 – Releia este período do texto:
“Embora existam alguns dados locais sobre a população do animal no Brasil, estudiosos e pesquisadores não chegaram a um consenso sobre o número total em todo o território nacional.”
O vocábulo “Embora” introduz um fato:
( ) que é a causa de outro.
( ) que se contrasta com outro.
( ) que se admite em oposição a outro.
Questão 5 – O autor do texto informa que alguns grupos da espécie do bugio-marrom apresentam poucos indivíduos:
( ) no Brasil.
( ) na Argentina.
( ) na América do Sul.
Questão 6 – Na passagem “Além disso, assim como o sagui-da-serra-escuro, são altamente vulneráveis à febre amarela.”, o autor do texto:
( ) dá um exemplo.
( ) faz uma comparação.
( ) expressa uma conclusão.
Questão 7 – Em “Os dois últimos surtos, em 2009 e 2017, afetaram fortemente as populações de bugio-marrom.”, o termo destacado desempenha a função de:
( ) explicar.
( ) intensificar.
( ) complementar.
Questão 8 – O texto sobre o bugio-marrom é de natureza:
( ) ficcional.
( ) científica.
( ) jornalística.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.