Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o Sistema Braile. Ele tem códigos formados por sinais em relevo, que possibilitam a leitura e escrita das pessoas com deficiência visual, parcial ou total. Vamos saber mais a respeito do Braile? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF05LP01, EF05LP02, EF05LP04, EF05LP05 e EF05LP06.
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Braile – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Braile – 5º ano- Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Braile – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Braile
O Sistema Braile foi inventado pelo pedagogo francês Louis Braille em 1825. Ele tem códigos formados por sinais em relevo, que possibilitam a leitura e escrita das pessoas com deficiência visual, parcial ou total. Cada célula braile tem de um a seis pontos de preenchimento em folha que, combinados, permitem 63 combinações que sinalizam letras, números e outros elementos gráficos. As combinações formam duas filas verticais com três pontos cada uma. A leitura se faz da esquerda para a direita.
O Sistema Braile permite a alfabetização de crianças cegas e a promoção da inclusão. O Braile se soma às novas tecnologias e recursos na área de educação para inclusão de pessoas com deficiência visual.
O Dia Nacional do Sistema Braile, 8 de abril, foi escolhido em homenagem ao nascimento de José Álvares de Azevedo, o professor responsável por trazer o Sistema Braile ao Brasil, em 1854. Ele foi o idealizador da primeira escola para o ensino de cegos no Brasil, o Imperial Instituto de Meninos Cegos, o atual Instituto Benjamin Constant, vinculado ao Ministério da Educação.
Daniella Almeida. Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2024-04/pessoas-com-deficiencia-visual-poderao-ter-cartao-bancario-em-braile>. Publicado em: 09 de abril de 2024. (Com adaptação).
Questões
Questão 1 – Releia:
“Ele tem códigos formados por sinais em relevo, que possibilitam a leitura e escrita das pessoas com deficiência visual, parcial ou total.”
O texto refere-se:
Questão 2 – O trecho “Cada célula braile tem de um a seis pontos de preenchimento […]” é:
( ) uma narração.
( ) uma descrição.
( ) uma argumentação.
Questão 3 – Em “As combinações formam duas filas verticais com três pontos cada uma.”, a expressão destacada quer dizer:
( ) “cada uma das letras”.
( ) “cada uma das combinações”.
( ) “cada uma das filas verticais”.
Questão 4 – Na passagem “A leitura se faz da esquerda para a direita.”, o texto:
( ) faz uma correção.
( ) dá uma explicação.
( ) expressa uma opinião.
Questão 5 – Na parte “O Sistema Braile permite a alfabetização de crianças cegas e a promoção da inclusão.”, o termo “e” indica:
( ) fatos que se somam.
( ) fatos que se alternam.
( ) fatos que se contrastam.
Questão 6 – Grife a seguir a palavra que estabelece a relação de finalidade:
“O Braile se soma às novas tecnologias e recursos na área de educação para inclusão de pessoas com deficiência visual.”
Questão 7 – Por que, segundo o texto, 8 de abril é o Dia Nacional do Sistema Braile?
Questão 8 – Observe:
“Ele foi o idealizador da primeira escola para o ensino de cegos no Brasil […]”
Cite um vocábulo com o mesmo sentido do que foi sublinhado nesse segmento:
Questão 9 – De acordo com o texto, quem trouxe o Sistema Braile ao Brasil?
( ) Louis Braille.
( ) Benjamin Constant.
( ) José Álvares de Azevedo.
Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.