Início Série5º ano Interpretação de texto: Braile – 5º ano

Interpretação de texto: Braile – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o Sistema Braile. Ele tem códigos formados por sinais em relevo, que possibilitam a leitura e escrita das pessoas com deficiência visual, parcial ou total. Vamos saber mais a respeito do Braile? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF05LP01, EF05LP02, EF05LP04, EF05LP05 e EF05LP06.

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

Braile

    O Sistema Braile foi inventado pelo pedagogo francês Louis Braille em 1825. Ele tem códigos formados por sinais em relevo, que possibilitam a leitura e escrita das pessoas com deficiência visual, parcial ou total. Cada célula braile tem de um a seis pontos de preenchimento em folha que, combinados, permitem 63 combinações que sinalizam letras, números e outros elementos gráficos. As combinações formam duas filas verticais com três pontos cada uma. A leitura se faz da esquerda para a direita.

    O Sistema Braile permite a alfabetização de crianças cegas e a promoção da inclusão. O Braile se soma às novas tecnologias e recursos na área de educação para inclusão de pessoas com deficiência visual. 

    O Dia Nacional do Sistema Braile, 8 de abril, foi escolhido em homenagem ao nascimento de José Álvares de Azevedo, o professor responsável por trazer o Sistema Braile ao Brasil, em 1854. Ele foi o idealizador da primeira escola para o ensino de cegos no Brasil, o Imperial Instituto de Meninos Cegos, o atual Instituto Benjamin Constant, vinculado ao Ministério da Educação.

Daniella Almeida. Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2024-04/pessoas-com-deficiencia-visual-poderao-ter-cartao-bancario-em-braile>. Publicado em: 09 de abril de 2024. (Com adaptação).

 

Questões 

Questão 1 – Releia:

“Ele tem códigos formados por sinais em relevo, que possibilitam a leitura e escrita das pessoas com deficiência visual, parcial ou total.”

O texto refere-se:

 

Questão 2 – O trecho “Cada célula braile tem de um a seis pontos de preenchimento […]” é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 3 – Em “As combinações formam duas filas verticais com três pontos cada uma.”, a expressão destacada quer dizer:

(     ) “cada uma das letras”.

(     ) “cada uma das combinações”.

(     ) “cada uma das filas verticais”.

 

Questão 4 – Na passagem “A leitura se faz da esquerda para a direita.”, o texto:

(     ) faz uma correção.

(     ) dá uma explicação.

(     ) expressa uma opinião.

 

Questão 5 – Na parte “O Sistema Braile permite a alfabetização de crianças cegas e a promoção da inclusão.”, o termo “e” indica:

(     ) fatos que se somam.

(     ) fatos que se alternam.

(     ) fatos que se contrastam.

 

Questão 6 – Grife a seguir a palavra que estabelece a relação de finalidade:

“O Braile se soma às novas tecnologias e recursos na área de educação para inclusão de pessoas com deficiência visual.”

 

Questão 7 – Por que, segundo o texto, 8 de abril é o Dia Nacional do Sistema Braile?

 

 

Questão 8 – Observe:

“Ele foi o idealizador da primeira escola para o ensino de cegos no Brasil […]”

Cite um vocábulo com o mesmo sentido do que foi sublinhado nesse segmento:

 

Questão 9 – De acordo com o texto, quem trouxe o Sistema Braile ao Brasil?

(     ) Louis Braille.

(     ) Benjamin Constant.

(     ) José Álvares de Azevedo.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.

Deixe um Comentário