Início Série5º ano Interpretação de texto: Azeite de abacate – 5º ano

Interpretação de texto: Azeite de abacate – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre azeite de abacate. Já ouviu falar desse azeite? Não? Vamos conhecê-lo? Para tal, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões propostas! BNCC 5º ano:  EF35LP01, EF35LP02, EF05LP24 e EF05LP26.

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

Azeite de abacate

Esse tipo de azeite representa uma alternativa valiosa para olivicultores durante a entressafra

     O abacate é a estrela das vitaminas, do guacamole, das saladas e até das sobremesas. Mas, além dessas delícias, ele também se transforma em azeite! Extraído da polpa do abacate maduro, o azeite de abacate é uma opção versátil e saudável para enriquecer receitas e trazer novos sabores à mesa.

    Segundo Giovanna Alves, que é nutricionista, a fruta é rica em propriedades nutricionais, devido à elevada quantidade de lipídios, vitaminas e minerais. “O azeite de abacate, por sua vez, se destaca por dois motivos principais: o alto teor de ácidos graxos e a elevada quantidade de compostos bioativos”, diz a nutricionista.

    Quando comparado ao azeite de oliva, Giovanna explica que os benefícios são semelhantes, como o elevado teor de gorduras boas, vitaminas e minerais, além de apresentar potencial anti-inflamatório.

    “O azeite de abacate, porém, apresenta uma maior resistência ao calor. Mesmo assim, a indicação é que ele seja utilizado em preparações frias ou de baixas temperaturas”, explica a especialista.

    Em nota, a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) explica que o azeite de abacate, além de ter um custo de produção reduzido, oferece uma alternativa valiosa para olivicultores durante a entressafra, especialmente na Serra da Mantiqueira, Minas Gerais.

    “O processamento das azeitonas ocorre entre janeiro e abril. Nos demais meses, o olivicultor pode utilizar o mesmo maquinário e mão de obra para extrair o azeite de abacate, ampliando as possibilidades de produção e mercado,” ressalta o pesquisador Adelson de Oliveira.

Marina Fávaro. Disponível em: <https://redeglobo.globo.com/sp/eptv/epagro/noticia/qual-a-diferenca-entre-azeite-de-oliva-e-abacate.ghtml>. Publicado em: 14 de novembro de 2024. (Com adaptação).

 

Questões 

Questão 1 – Na passagem “Mas, além dessas delícias, ele também se transforma em azeite!”, o termo “ele” refere-se ao:

 

 

Questão 2 – Na frase “Extraído da polpa do abacate maduro, o azeite de abacate é uma opção versátil e saudável para enriquecer receitas e trazer novos sabores à mesa.”, o texto:

(     ) alerta.

(     ) aconselha.

(     ) recomenda.

 

Questão 3 – Em “Segundo Giovanna Alves, que é nutricionista, a fruta é rica em propriedades nutricionais, devido à elevada quantidade de lipídios, vitaminas e minerais.”, a expressão grifada:

(     ) introduz uma causa.

(     ) assinala uma finalidade.

(     ) inicia uma consequência.

 

Questão 4 – Sublinhe a seguir o vocábulo que exprime a soma de fatos:

“O azeite de abacate, por sua vez, se destaca por dois motivos principais: o alto teor de ácidos graxos e a elevada quantidade de compostos bioativos’, diz a nutricionista.”

 

Questão 5 – De acordo com a especialista entrevistada, o azeite de abacate apresenta mais:

(     ) resistência ao calor que o azeite de oliva.

(     ) potencial anti-inflamatório que o azeite de oliva.

(     ) gorduras boas, vitaminas e minerais que o azeite de oliva.

 

Questão 6 – Identifique os benefícios econômicos do azeite de abacate, principalmente na Serra da Mantiqueira, em Minas Gerais:

 

 

Questão 7 – No fragmento “Nos demais meses, o olivicultor pode utilizar o mesmo maquinário e mão de obra para extrair o azeite de abacate […]”, a parte destacada indica:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 8 – No texto sobre o azeite de abacate, há:

(     ) apenas citações diretas.

(     ) apenas citações indiretas.

(     ) citações diretas e citações indiretas.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.

Deixe um Comentário