Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre a Associação Mico-Leão-Dourado. Vamos conhecer melhor essa associação? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF05LP01, EF05LP02, EF05LP04, EF05LP07, EF05LP10 e EF05CI02.
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Associação Mico-leão-dourado – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Associação Mico-leão-dourado – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Associação Mico-leão-dourado – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Sobre a Associação Mico-Leão-Dourado
A Associação Mico-Leão-Dourado (AMLD) tem caráter científico, social e educacional. A missão dessa associação é promover a conservação da Mata Atlântica, na baixada costeira do estado do Rio de Janeiro, e toda sua fauna característica, em particular o mico-leão-dourado. Com isso, a AMLD contribui também para assegurar a qualidade de vida da população da região.
O parque conta com diversos atrativos, como trilhas e exposições sobre a conservação do mico-leão-dourado. No mirante, os visitantes podem desfrutar de uma vista privilegiada da Reserva Biológica Poço das Antas e do viaduto vegetado.
Outro destaque é o Mico Safári, um passeio em veículo 4×4 que permite explorar todo o Parque do Mico. O local também promove atividades e eventos frequentes, como oficinas de agroecologia, educação ambiental, expedições científicas e passeios para observação de aves.
Disponível em: <https://www.gov.br/icmbio/pt-br/assuntos/noticias/ultimas-noticias/parque-do-mico-no-rio-de-janeiro-recebe-titulo-de-reserva-particular-do-patrimonio-natural>. (Fragmento com adaptação).
Questões
Questão 1 – Releia:
“A missão dessa associação é promover a conservação da Mata Atlântica, na baixada costeira do estado do Rio de Janeiro, e toda sua fauna característica […]”
A que associação o texto se refere?
Questão 2 – Qual o foco da associação identificada acima, em relação à conservação da fauna?
Questão 3 – Em “Com isso, a AMLD contribui também para assegurar a qualidade de vida de toda a população da região.”, o termo grifado tem o mesmo sentido de:
( ) “garantir”.
( ) “priorizar”.
( ) “transformar”.
Questão 4 – O trecho “O parque conta com diversos atrativos, como trilhas e exposições sobre a conservação do mico-leão-dourado.” é:
( ) uma narração.
( ) uma descrição.
( ) uma argumentação.
Questão 5 – Observe:
“No mirante, os visitantes podem desfrutar de uma vista privilegiada da Reserva Biológica Poço das Antas e do viaduto vegetado.”
Esse segmento funciona como:
( ) um alerta.
( ) um pedido.
( ) um convite.
Questão 6 – Na frase “Outro destaque é o Mico Safári, um passeio em veículo 4×4 que permite explorar todo o Parque do Mico.”, a parte destacada:
( ) dá uma explicação.
( ) aponta um exemplo.
( ) expressa uma opinião.
Questão 7 – Sublinhe a seguir a palavra que exprime a ideia de soma:
“O local também promove atividades e eventos frequentes […]”
Questão 8 – Na passagem “[…] expedições científicas e passeios para observação de aves.”, o vocábulo “para” foi empregado para indicar:
( ) direção.
( ) destino.
( ) finalidade.
Questão 9 – O texto foi escrito com uma linguagem:
( ) culta.
( ) informal.
( ) regional.
Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.