Interpretação de texto: As cabras jardineiras – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre as cabras jardineiras. Um dos mais movimentados parques de Nova York ganhou um reforço inusitado no quadro de funcionários: cabras. Vamos saber mais a respeito desse fato tão curioso? Então, leia com atenção o texto! Depois, não deixe de responder às variadas questões propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

Parque em Nova York usa cabras para eliminar plantas invasoras

É o quarto ano em que o Riverside Park contrata cabras para ajudar na jardinagem. Foi feita até cerimônia de boas-vindas às estagiárias de verão.

 

    Um dos mais movimentados parques de Nova York ganhou um reforço inusitado no quadro de funcionários: cabras.

    As estagiárias do verão já estão no parque. É o quarto ano em que o Riverside Park contrata cabras para ajudar na jardinagem. Foi feita até cerimônia de boas-vindas.

    Nesta época do ano, ervas daninhas, heras venenosas e outras plantas começam a nascer em áreas de difícil acesso aos jardineiros, como declives. As cabras ajudam porque conseguem se locomover pelo terreno mais facilmente, são capazes de comer até 25% do seu peso em um só dia, além de serem uma alternativa aos pesticidas.

    Quanto mais elas comem, melhor para os jardineiros, que concentram sua força de trabalho no paisagismo do parque.

    Elas costumam arrancar até o fundo da raiz, fazendo com que as ervas demorem a voltar e as fezes das cabras também são um excelente adubo para o solo.

    Em outras palavras, as cabras representam uma solução verde para a cidade que procura mais natureza e alternativas para a poluição.

“Jornal Hoje”. Disponível em: <https://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2023/07/07/parque-de-nova-york-contrata-cabras-para-ajudar-na-jardinagem.ghtml>. Publicado em: 07 de julho de 2023. (Com corte e adaptação).

 

Questões

Questão 1 – Em “Foi feita até cerimônia de boas-vindas às estagiárias de verão.”, a que estagiárias o texto se refere?

 

 

Questão 2 – O trecho “Um dos mais movimentados parques de Nova York ganhou um reforço inusitado no quadro de funcionários […]”:

(     ) narra.

(     ) descreve.

(     ) argumenta.

 

Questão 3 – No segmento “As estagiárias do verão estão no parque.”, o termo grifado indica:

(     ) meio.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 4 – Releia:

 “Nesta época do ano, ervas daninhas, heras venenosas e outras plantas começam a nascer em áreas de difícil acesso aos jardineiros, como declives.”

 Nessa passagem, o vocábulo “como”:

(     ) aponta a condição de áreas de difícil acesso.

   ) introduz um exemplo de áreas de difícil acesso.

(     ) estabelece uma comparação entre áreas de difícil acesso.

 

Questão 5 – No terceiro parágrafo, o texto enumera os benefícios do uso das cabras como jardineiras. Identifique esses benefícios:

 

 

Questão 6 – Segundo o texto, as ervas que as cabras comem demoram a voltar. Por quê?

 

 

Questão 7 – Releia:

“[…] as cabras representam uma solução verde para a cidade que procura mais natureza e alternativas para a poluição.”

Nessa parte do texto, há uma palavra que exprime a ideia de soma. Qual?

 

Questão 8 – Pode-se concluir que o texto lido tem o objetivo de:

(     ) noticiar um fato.

(     ) divulgar um lugar.

(     ) contar uma história.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Formada em Letras e especialista em educação.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: