Interpretação de texto: Arco-íris dentro de casa – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o arco-íris dentro de casa. Que tal aprender a fazer essa experiência e entender como ela acontece? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

Arco-íris dentro de casa!

    Se a chuva cai e depois aparece o Sol, são grandes as chances de surgir arco-íris no céu! Mas você já se perguntou como esse fenômeno colorido ocorre? Que tal criar um arco-íris dentro de casa para descobrir?

Material

  • um copo de vidro com água;
  • uma folha de papel em branco;
  • uma lanterna.

Passo a passo

    Você pode fazer essa experiência no chão ou em cima de uma mesa. Para começar, encha o copo de vidro com água. Depois, pegue a folha de papel em branco e coloque-a deitada em frente ao copo. Em seguida, ligue a lanterna e aproxime a luz do copo com água. O seu objetivo é tentar fazer com que a luz atravesse o copo e só depois atinja o papel. Em alguns instantes, você terá o seu arco-íris.

O que aconteceu?

    As cores aparecem no papel, devido a um fenômeno ligado à refração da luz. A refração acontece quando a luz passa de um meio para outro, como do ar para a água, e sofre um desvio na sua trajetória. Neste experimento, em que forçamos a passagem da luz branca através de um copo com água, esperamos que a luz sofra um desvio, certo? Mas vamos a um detalhe importante: a luz branca é formada por várias cores, como o vermelho e o azul. Cada uma dessas cores sofre um desvio diferente e o resultado é a separação da luz branca nas outras cores de sua composição. Isso é o que acontece na natureza: quando chove, em dias ensolarados, os raios luminosos que vêm do Sol passam através das gotas de água e formam um lindo arco-íris!

Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 234.
Disponível em: <https://cienciahoje.periodicos.capes.gov.br/storage/acervo/chc/chc_234.pdf>. (Com adaptação).

 

Questões

Questão 1 – Em “Mas você já se perguntou como esse fenômeno colorido ocorre?”, a que fenômeno o texto se refere?

 

 

Questão 2 – Na passagem “Que tal criar um arco-íris dentro de casa para descobrir?”, o texto:

(     ) dá um palpite.

(     ) faz um convite.

(     ) expressa um desejo.

 

Questão 3 – Ordene (1, 2 e 3) os passos para a realização da experiência:

(     ) “[…] encha o copo de vidro com água.”

(     ) “[…] ligue a lanterna e aproxime a luz do copo com água.”

(     ) “[…] pegue a folha de papel em branco e coloque-a deitada em frente ao copo.”

 

Questão 4 – Na frase “Em alguns instantes, você terá o seu arco-íris.”, a parte grifada indica:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 5 – Observe:

“As cores aparecem no papel, devido a um fenômeno ligado à refração da luz.”

A expressão destacada introduz:

(     ) a causa de um fato.

(     ) a finalidade de um fato.

(     ) a consequência de um fato.

 

Questão 6 – O trecho “[…] a luz branca é formada por várias cores, como o vermelho e o azul.”:

(     ) narra.

(     ) descreve.

(     ) argumenta.

 

Questão 7 – Identifique o fragmento, em que o adjetivo exprime uma opinião:

(     ) “Mas vamos a um detalhe importante […]”

(     ) “Cada uma dessas cores sofre um desvio diferente […]”

(     ) “[…] e formam um lindo arco-íris!”

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: