Início Atividades Interpretação de texto: A aranha e as uvas – 4º ou 5º ano

Interpretação de texto: A aranha e as uvas – 4º ou 5º ano

por acessaber

    Atividade de interpretação de texto voltada a alunos do quarto ou quinto ano. O texto utilizado nesta interpretação é “A aranha e as uvas”.

    Esta atividade de português está disponível para download em modelo do Word, pronto para imprimir em PDF e a atividade respondida.

 

    Baixe este exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                              DATA:

PROF:                                                                  TURMA:

NOME:

A ARANHA E AS UVAS.

    A ARANHA ESTAVA À PROCURA DE UM LOCAL PARA MORAR, MAS DESEJAVA QUE ESSE LUGAR TAMBÉM LHE OFERECESSE ALIMENTAÇÃO FARTA. POR ISSO ELA PROCUROU AQUI E ALI, PRESTANDO ATENÇÃO PRINCIPALMENTE NAS ÁREAS ONDE MOSCAS E INSETOS SE MOVIMENTAVAM EM MAIOR QUANTIDADE, ATÉ NOTAR QUE ISSO ACONTECIA EM UMA PARREIRA DE UVAS, EM TORNO DOS CACHOS MADUROS. NESSA HORA ELA DISSE PARA SI MESMA:

    – JÁ SEI O QUE VOU FAZER.

    ENTÃO A ARANHA SUBIU AO ALTO DA PARREIRA, PROCUROU UM CACHO GRANDE E BONITO, E SE INSTALOU DA MELHOR FORMA QUE PODE ENTRE AS UVAS, À ESPERA QUE AS MOSCAS E OS MOSQUITOS SE APROXIMASSEM DELAS EM BUSCA DE ALIMENTO, PARA ENTÃO PODER PEGÁ-LOS. E ASSIM FICOU FAZENDO COM SUCESSO POR ALGUM TEMPO, POIS NENHUMA DAS PRESAS QUE CAÇAVA PODERIA TER SUSPEITADO QUE UMA PREDADORA GULOSA ESTIVESSE ALI, AGUARDANDO A MELHOR OPORTUNIDADE PARA CONSEGUIR O QUE QUERIA.

    MAS COMO TUDO NESSA VIDA TEM COMEÇO, MEIO E FIM, A ÉPOCA DA COLHEITA CHEGOU, OS CACHOS DE UVAS FORAM APANHADOS PELO FAZENDEIRO, LEVADOS PARA A VINICULTURA, JOGADOS DENTRO DE UM TACHO E ESPREMIDOS ATÉ A ÚLTIMA GOTA. ENTRE ELES O QUE ESCONDIA A ARANHA, QUE DESSA FORMA ACABOU MORRENDO DENTRO DA ARMADILHA PREPARADA POR ELA PARA CAPTURAR OS INSETOS QUE LHE SERVIAM DE ALIMENTO.

    MORAL DA HISTÓRIA: O FEITIÇO QUASE SEMPRE VIRA CONTRA O FEITICEIRO.

BASEADO EM UMA FÁBULA DE LEONARDO DA VINCI

 

COMPREENSÃO DO TEXTO

1) QUAL É O TÍTULO DO TEXTO?

R.:

 

2) QUAL É O TEMA PRINCIPAL DO TEXTO?

R.:

 

3) EM QUE O TEXTO É BASEADO?

R.:

 

4) QUAL É O PERSONAGEM PRINCIPAL DA HISTÓRIA?

R.:

 

5) ONDE SE PASSA ESTA HISTÓRIA?

R.:

 

6) O QUE A PERSONAGEM PRINCIPAL ESTAVA PROCURANDO? ELA CONSEGUIU?

R.:

 

7) EXPLIQUE A MORAL DA HISTÓRIA COM SUAS PALAVRAS.

R.:

 

8) O TEXTO TEM QUATRO PALAVRAS GRIFADAS, PROCURE EM UM DICIONÁRIO O SIGNIFICADO DE CADA UMA DELAS E REGISTRE ABAIXO:

 

9) CIRCULE OS VERBOS PRESENTES NO TEXTO.

 

10) FAÇA UMA ILUSTRAÇÃO DA IMAGEM.

 

 

 

Por ACESSABER

12 comentários

miriam fogaca 1 de março - 21:16

materiais muito bem elaboraddos

Responder
Rosane Correia da Silva 2 de abril - 21:20

Excelente conteúdo muito bem elaborados.

Responder
Rosane Correia da Silva 2 de abril - 21:22

Excelente conteúdos, muito bem elaborados.

Responder
joseline valverde 29 de junho - 16:14

Parabénssss!Amei as atividades muito bem elaboradas principalmente a interpretação textual é muito bom ter um suposte desse!Obrigadaaa!

Responder
JOICE 15 de agosto - 15:42

Adorei o conteúdo.São bem elaborados e bem fácil de entender.

Responder
Rafaela 13 de setembro - 12:54

Muito bom com todo conteudo que é trabalhado em sala de aula!!Parabéns!!

Responder
Ricardo Ribeiro Freitas 16 de setembro - 9:47

Excelente trabalho, parabéns!

Responder
Erica mafra 22 de setembro - 21:00

Muito bom !! Não sou professora sou uma mãe que estq tentando ajudar o filho a estudar esse site ta me ajudando obrigada !!!

Responder
suely deluque martins 13 de outubro - 8:42

Ótimas atividades, muito bem elaboradas.Parabéns!!!

Responder
adrielly batista da silva 28 de novembro - 11:56

ótima atividade parabens

Responder
Jana 27 de maio - 9:44

Muito bem otimo texto

Responder
Suzana Santana 4 de agosto - 8:30

Muito bom!!! adoro trabalhar estes textos com meus alunos.

Responder

Deixe um Comentário