Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre antas na Caatinga. Espécie ficou desaparecida do bioma por cerca de 30 anos. Vamos nos informar a respeito desse fato? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF05LP01, EF05LP02, EF05LP03, EF05LP04, EF05LP05, EF05LP06, EF05LP07 e EF05LP08.
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Antas na Caatinga – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Antas na Caatinga – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Antas na Caatinga – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Levantamento revelou a presença de antas na Caatinga
Espécie ficou desaparecida do bioma por cerca de 30 anos.
Embora seja comum no Brasil, a anta é um mamífero que enfrenta grandes pressões em sua área de distribuição. Pesquisadores acreditavam que só havia populações na Mata Atlântica, Cerrado, Pantanal e Amazônia. Mas um recente levantamento revelou a presença de antas na Caatinga, bioma onde a espécie estava extinta.
A anta ficou desaparecida da Caatinga por cerca de 30 anos. Desde 2012, seu status permaneceu como extinção regional, até agora. Durante uma expedição realizada entre fevereiro e março de 2023, pesquisadores da Iniciativa Nacional para a Conservação da Anta Brasileira (Incab/Ipê) percorreram 10 mil km e conseguiram reunir 43 registros históricos sobre a presença do mamífero.
Por meio de diversas fontes, desde moradores locais até registros arqueológicos e pinturas rupestres, os pesquisadores perceberam que as suspeitas da anta na Caatinga poderiam ser verdadeiras.
Por isso, já no início de 2024 a equipe saiu novamente em busca de confirmações. Eles percorreram mais de 6 mil km no entorno do Parque Nacional das Serras das Confusões, no Piauí e Oeste da Bahia. Nesta segunda expedição, foi possível confirmar a presença da espécie na Caatinga. Os próprios pesquisadores encontraram indivíduos no bioma.
“A importância dessa descoberta está no fato de que uma extinção local, para qualquer espécie, é uma situação muito séria. Declínios populacionais e extinções locais apontam para o comprometimento e depauperação do estado de conservação de uma dada espécie. Agora, com base nesta última expedição, temos dados robustos o suficiente para afirmar que a anta não se extinguiu na Caatinga”, diz Patrícia Médici, que é pesquisadora, cientista e coordenadora da INCAB-IPÊ.
Caracterizada por clima semiárido e vegetação adaptada às condições extremas, a Caatinga é de extrema importância para a biodiversidade brasileira.
As principais ameaças à sobrevivência da anta na região são a caça, o fogo, a perda de habitat para a expansão do agronegócio e a desertificação do bioma.
Disponível em: <https://amda.org.br/noticias/levantamento-revelou-a-presenca-de-antas-na-caatinga/>. (Com corte).
Publicado em: 26 de abril de 2024.
Questões
Questão 1 – O texto acima é:
( ) um conto.
( ) uma notícia.
( ) um artigo de opinião.
Questão 2 – Em “Espécie ficou desaparecida do bioma por cerca de 30 anos.”, a que espécie o texto se refere?
Questão 3 – O trecho “[…] pesquisadores […] percorreram 10 mil km e conseguiram reunir 43 registros históricos sobre a presença do mamífero.”:
( ) narra.
( ) descreve.
( ) argumenta.
Questão 4 – Segundo o texto, os pesquisadores confirmaram a presença da anta na Caatinga:
( ) em 2012.
( ) em 2023.
( ) em 2024.
Questão 5 – Na passagem “[…] temos dados robustos o suficiente para afirmar que a anta não se extinguiu na Caatinga […]”, o termo grifado tem o mesmo sentido de:
( ) “coerentes”.
( ) “resistentes”.
( ) “consistentes”.
Questão 6 – Observe:
“Caracterizada por clima semiárido e vegetação adaptada às condições extremas […]”
Nesse segmento, há um vocábulo que indica a soma de fatos. Identifique-o:
Questão 7 – No último parágrafo, o texto revela os fatores que ameaçam à vida da anta:
( ) no Cerrado.
( ) na Caatinga.
( ) na Mata Atlântica.
Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.