Início Série5º ano Interpretação de texto: Anita Garibaldi – 5º ano

Interpretação de texto: Anita Garibaldi – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre Anita Garibaldi. Vamos conhecer a história dessa guerreira? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

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ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

Anita Garibaldi

    No dia 30 de agosto de 1821, nasceu em Laguna, Santa Catarina, uma menina de gênio indomável. Seu nome era Ana Maria de Jesus Ribeiro.

    Filha de uma família humilde de descendentes de açorianos, desde pequena, Ana Maria mostrou que tinha ideias e vontades próprias. A menina falava o que pensava, e espantava toda a gente.

    Preocupada com o futuro da filha, a mãe da menina fez com que ela se casasse, aos 14 anos, com um homem bem mais velho.

    Foi então que, aos 18 anos, conheceu o guerrilheiro italiano Giuseppe Garibaldi, por quem se apaixonou. Fascinada pelos ideais de liberdade e democracia defendidos por Garibaldi, Ana fugiu com ele, passando a lutar lado a lado com o amado nos campos de batalha.

    Ana então tornou-se Anita. Ela aprendeu a lutar com espadas, a usar armas de fogo. Nem mesmo as gestações a impediram de demonstrar sua bravura em diversos combates.

    Anita casou-se com Giuseppe em 1842, em Montevidéu. Juntos, tiveram quatro filhos, lutaram pela independência da República Rio-grandense e pela unificação italiana – é por isso que ela ficou conhecida como “Heroína de dois mundos”.

    Anita Garibaldi morreu de febre tifoide em Ravena, na Itália, em 4 de agosto de 1849.

Disponível em: <plenarinho.leg.br – Câmara dos Deputados>. (Com adaptação).

 

Questões

Questão 1 – O texto acima é:

(     ) um conto.

(     ) uma biografia.

(     ) uma reportagem.

 

Questão 2 – Releia:

“No dia 30 de agosto de 1821, nasceu em Laguna […] uma menina de gênio indomável.”

A que menina o texto se refere?

 

Questão 3 – Sublinhe a seguir a expressão que indica tempo:

“Filha de uma família humilde de descendentes de açorianos, desde pequena, Ana Maria mostrou que tinha ideias e vontades próprias.”

 

Questão 4 – Na passagem “A menina falava o que pensava, e espantava toda a gente.”, o texto revela fatos, que:

(     ) se somam.

(     ) se alternam.

(     ) se contrastam.

 

Questão 5 – No fragmento “Fascinada pelos ideais de liberdade e democracia defendidos por Garibaldi, Ana fugiu com ele […]”, a parte destacada revela:

(     ) motivos.

(     ) condições.

(     ) consequências.

 

Questão 6 – No segmento “Ela aprendeu a lutar com espadas […]”, o termo “com” indica:

(     ) causa.

(     ) oposição.

(     ) instrumento.

 

Questão 7 – Em “Nem mesmo as gestações a impediram de demonstrar sua bravura em diversos combates.”, os vocábulos grifados:

(     ) retomam.

(     ) apresentam.

(     ) caracterizam.

 

Questão 8 – Por que, de acordo com o texto, Anita Garibaldi “ficou conhecida como “Heroína de dois mundos”?

 

 

Questão 9 – O trecho “Anita Garibaldi morreu de febre tifoide em Ravena, na Itália, em 4 de agosto de 1849.” é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

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