Início Série5º ano Interpretação de texto: Amigos imaginários – 5º ano

Interpretação de texto: Amigos imaginários – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano, sobre Amigos imaginários. Vamos ler o texto que nos apresenta esse filme infantil? Em seguida, responda às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF35LP01, EF35LP02, EF35LP04, EF35LP05, EF35LP06 e EF35LP07.

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

“Amigos imaginários”

    “Amigos Imaginários” é uma encantadora aventura infantil dirigida por John Krasinski responsável por “The Office” e “Um Lugar Silencioso”, que segue a jornada de Bea, uma garota que adquire a habilidade de ver os amigos imaginários de todas as pessoas após sofrer um evento traumático.

    Quando Cal descobre seu extraordinário poder, ele se une à Bea para uma missão emocionante que jamais pensaram em ter: reconectar os amigos imaginários com suas crianças, agora adultas e muitas vezes esquecidas de seus companheiros mágicos. Dessa forma, devolvem a sensibilidade do que era ser criança e ainda desbloqueiam uma memória de infância nesses adultos.

    Com um elenco estelar que inclui Steve Carell, Phoebe Waller-Bridge, Fiona Shaw, Louis Gossett Jr., Alan Kim e Liza Colón-Zayas, “Amigos Imaginários” promete encantar e inspirar públicos de todas as idades com sua mensagem de amizade, imaginação e redescoberta da criança interior.

Disponível em: <https://www.adorocinema.com/filmes/filme-278151/>. (Com corte e adaptação).

 

Questões

Questão 1 – O texto acima é sobre o filme:

(     ) “The Office”.

(     ) “Amigos Imaginários”.

(     ) “Um Lugar Silencioso”.

 

Questão 2 – Em “[…] uma encantadora aventura infantil […]”, há uma palavra que exprime uma opinião. Aponte-a:

(     ) “encantadora”.

(     ) “aventura”.

(     ) “infantil”.

 

Questão 3 – Transcreva o trecho que apresenta a protagonista do filme:

 

 

Questão 4 – Identifique o fato que, segundo o texto, levou Bea a ter o “extraordinário poder”:

 

 

Questão 5 – Na parte “[…] ele se une à Bea para uma missão […]”, o vocábulo destacado:

(     ) chama Cal.

(     ) retoma Cal.

(     ) caracteriza Cal.

 

Questão 6 – De acordo com o texto, “Cal se une à Bea para uma missão”. Qual missão?

 

 

Questão 7 – A passagem “Dessa forma, devolvem a sensibilidade do que era ser criança […]”:

(     ) narra.

(     ) descreve.

(     ) argumenta.

 

Questão 8 – No trecho “[…] e ainda desbloqueiam uma memória de infância nesses adultos.”, o verbo poderia ser substituído por:

(     ) “criam”.

(     ) “apagam”.

(     ) “resgatam”.

 

Questão 9 – No segmento “Com um elenco estelar que inclui Steve Carell, Phoebe Waller-Bridge, Fiona Shaw, Louis Gossett Jr., Alan Kim e Liza Colón-Zayas […]”, o termo grifado indica:

(     ) soma.

(     ) conclusão.

(     ) contradição.

 

Questão 10 – Releia:

“[…] ‘Amigos Imaginários’ promete encantar e inspirar públicos de todas as idades com sua mensagem de amizade, imaginação e redescoberta da criança interior.”

Nesse fragmento, o texto: 

(     ) faz um apelo.

(     ) faz um pedido.

(     ) faz um convite.

 

Por Denyse Lage Fonseca

Formada em Letras e especialista em educação.

Deixe um Comentário