Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano, sobre Amigos imaginários. Vamos ler o texto que nos apresenta esse filme infantil? Em seguida, responda às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF35LP01, EF35LP02, EF35LP04, EF35LP05, EF35LP06 e EF35LP07.
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download desse exercício de português em:
- Word: Interpretação de texto: Amigos imaginários – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Amigos imaginários – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Amigos imaginários – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
“Amigos imaginários”
“Amigos Imaginários” é uma encantadora aventura infantil dirigida por John Krasinski responsável por “The Office” e “Um Lugar Silencioso”, que segue a jornada de Bea, uma garota que adquire a habilidade de ver os amigos imaginários de todas as pessoas após sofrer um evento traumático.
Quando Cal descobre seu extraordinário poder, ele se une à Bea para uma missão emocionante que jamais pensaram em ter: reconectar os amigos imaginários com suas crianças, agora adultas e muitas vezes esquecidas de seus companheiros mágicos. Dessa forma, devolvem a sensibilidade do que era ser criança e ainda desbloqueiam uma memória de infância nesses adultos.
Com um elenco estelar que inclui Steve Carell, Phoebe Waller-Bridge, Fiona Shaw, Louis Gossett Jr., Alan Kim e Liza Colón-Zayas, “Amigos Imaginários” promete encantar e inspirar públicos de todas as idades com sua mensagem de amizade, imaginação e redescoberta da criança interior.
Disponível em: <https://www.adorocinema.com/filmes/filme-278151/>. (Com corte e adaptação).
Questões
Questão 1 – O texto acima é sobre o filme:
( ) “The Office”.
( ) “Amigos Imaginários”.
( ) “Um Lugar Silencioso”.
Questão 2 – Em “[…] uma encantadora aventura infantil […]”, há uma palavra que exprime uma opinião. Aponte-a:
( ) “encantadora”.
( ) “aventura”.
( ) “infantil”.
Questão 3 – Transcreva o trecho que apresenta a protagonista do filme:
Questão 4 – Identifique o fato que, segundo o texto, levou Bea a ter o “extraordinário poder”:
Questão 5 – Na parte “[…] ele se une à Bea para uma missão […]”, o vocábulo destacado:
( ) chama Cal.
( ) retoma Cal.
( ) caracteriza Cal.
Questão 6 – De acordo com o texto, “Cal se une à Bea para uma missão”. Qual missão?
Questão 7 – A passagem “Dessa forma, devolvem a sensibilidade do que era ser criança […]”:
( ) narra.
( ) descreve.
( ) argumenta.
Questão 8 – No trecho “[…] e ainda desbloqueiam uma memória de infância nesses adultos.”, o verbo poderia ser substituído por:
( ) “criam”.
( ) “apagam”.
( ) “resgatam”.
Questão 9 – No segmento “Com um elenco estelar que inclui Steve Carell, Phoebe Waller-Bridge, Fiona Shaw, Louis Gossett Jr., Alan Kim e Liza Colón-Zayas […]”, o termo grifado indica:
( ) soma.
( ) conclusão.
( ) contradição.
Questão 10 – Releia:
“[…] ‘Amigos Imaginários’ promete encantar e inspirar públicos de todas as idades com sua mensagem de amizade, imaginação e redescoberta da criança interior.”
Nesse fragmento, o texto:
( ) faz um apelo.
( ) faz um pedido.
( ) faz um convite.
Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.