Interpretação de texto: A vaquinha Ludmila – 3º ano

    Atividade de interpretação de texto, direcionada aos alunos do terceiro ano do ensino fundamental, com questões desenvolvidas sobre o texto “A vaquinha Ludmila”.

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:  

A vaquinha Ludmila

    A vaquinha Ludmila é tão amorosa com seu bezerrinho Júnior, que o papai touro fica muito admirado. “Esse bezerrinho é o mais amado de todo mundo”, pensa ele!
    Uma tarde calma, perto do lago da pata Gisela, Ludmila espanta as moscas com a sua calda, enquanto Júnior fica bem pertinho dela. É mesmo uma dupla inseparável! Enquanto ruminam, as vaquinhas ficam sabendo que aquele será um dia de festa para elas. É que o senhor Zeca foi buscar grama bem fresquinha. Não há coisa melhor para Ludmila.
    Grama verdinha faz muito bem para o estomago de Ludmila, que é dividido em quatro bolsas. Assim ela pode engolir, rapidamente, aquela delicia e esperar para ruminá-la tranquilamente. Por causa das divisões em seu estomago, Ludmila não pensa em quase mais nada. Vive para mastigar o seu capim, fresquinho e delicioso, o dia inteiro.
    O papai touro recebe uma ração balanceada. Precisa de energia para trabalhar na fazenda. E o bezerrinho Júnior orgulha-se de seu papai, tão forte e imponente. A mamãe Ludmila também precisa se alimentar bem, porque ela produz leite para o bezerrinho Júnior e para a fazenda.
    Todos os dias é feita a ordenha, e Ludmila fica toda satisfeita, porque tem bastante leite. Mas o bezerro Júnior é sortudo. Tem um balde de leite só para ele, onde pode beber o leite como se estivesse sugando direto da sua mamãe. Esse seu Zeca é mesmo inteligente! Assim, o bezerrinho Júnior não precisa acompanhar sua mamãe no pasto, à procura de grama verdinha.
    Ele fica em segurança e sem passar fome, mesmo longe da mamãe Ludmila. O bezerrinho Júnior adora leite, pois fortalece seus ossos e músculos. E a mamãe Ludmila não tem o que reclamar dele. Sempre obediente e esperto, nunca fica doente. É por isso que a família da vaquinha Ludmila é assim muito feliz. Porque, tendo saúde, a vida da mamãe Ludmila, do papai-touro e do bezerrinho Júnior é muito mais gostosa!

Questões

1) Qual é o título do texto?
R.

 

2) Por que o papai touro fica muito admirado?
R.

 

3) O que deixa Júnior muito orgulhoso do papai touro?
R.

 

4) A mamãe vaquinha precisava se alimentar muito bem! Por quê?
R.

 

5) Por que a família da vaquinha Ludmila é muito feliz?
R.

 

 

Por Acessaber.

helia pereira:
Veja também: