Início Série6º ano Interpretação de texto: A queixa do pavão – 6º ano

Interpretação de texto: A queixa do pavão – 6º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de textoA queixa do pavão, dirigida aos alunos do sexto ano do ensino fundamental. Trata-se da história do pavão que andava chateado porque tinha a voz muito feia… Por isso, foi queixar-se à deusa Juno… E aí? Será que ela atendeu ao pedido dele? Quer saber a continuidade dessa história? Então, não deixe de responder às questões propostas!

    Esta atividade de português está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe este exercício de interpretação de texto em: 

 

 

ESCOLA:                                                                                                                                             DATA:

PROF:                                                                                                                                                  TURMA:

NOME:

Leia:

A queixa do pavão

    Chateado porque tinha uma voz muito feia, um pavão foi se queixar com a deusa Juno.

    – É verdade que você não sabe cantar – disse a deusa. – Mas você é tão lindo, para que se preocupar com isso?

    Só que o pavão não queria saber de consolo.

    – De que adianta beleza com uma voz desta?

    Ouvindo aquilo, Juno se irritou.

    – Cada um nasce com uma coisa boa. Você tem beleza, a águia tem força, o rouxinol canta. Você é o único que não está satisfeito. Pare de se queixar. Se recebesse o que está querendo, com certeza ia achar outro motivo para reclamar.

    Moral: Em vez de invejar os talentos dos outros, aproveite o seu ao máximo.

“Fábulas de Esopo”. Trad. Heloisa Jahn. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1994.

 

Questões

Questão 1 – O texto acima é do gênero:

a) notícia

b) fábula

c) conto

d) lenda

 

Questão 2 – Assinale o narrador da história:

a) o pavão

b) a deusa Juno

c) um narrador-observador

d) um narrador-personagem

 

Questão 3 – O texto foi escrito em uma linguagem:

a) coloquial

b) regional

c) poética

d) formal

 

Questão 4 – De acordo com o texto, o pavão fez uma queixa à deusa Juno. Por quê?

R:

 

Questão 5 – Assinale a reação da deusa Juno diante da queixa do pavão:

a) A deusa Juno discordou do pavão, tentando convencê-lo do contrário.

b) A deusa Juno concordou com o pavão, dizendo que lhe concederia o que desejava.

c) A deusa Juno discordou do pavão e, por isso, disse que não atenderia ao seu desejo.

d) A deusa Juno concordou com o pavão, mas enalteceu outra característica dele.

 

Questão 6 – Em “Só que o pavão não queria saber de consolo.”, conclui-se que a deusa Juno:

a) não convenceu o pavão.

b) convenceu o pavão.

c) convenceu parcialmente o pavão.

d) está quase conseguindo convencer o pavão.

 

Questão 7 – Segundo o texto, a deusa Juno irritou-se com o pavão. Por quê?

R:

 

Questão 8 – Por fim, a deusa Juno tenta convencer novamente o pavão, apresentando argumentos. Para isso, ela utiliza os três modos verbais:

Atentando-se à explicação acima, relacione o verbo destacado ao modo em que foi empregado:

(     ) “Cada um nasce com uma coisa boa.”

(     ) “Você tem beleza, a águia tem força, o rouxinol canta.”

(     ) “Pare de se queixar.”

(     ) “Se recebesse o que está querendo […]”

 

Questão 9 – Releia a moral da história. Ela tem a intenção de:

a) exprimir um desejo.

b) ensinar algo.

c) fazer uma crítica.

d) dar uma ordem.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário