Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre a formiga trabalhadora. Vamos conhecer a história dessa formiga? Então, leia com muita atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: A formiga trabalhadora – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: A formiga trabalhadora – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: A formiga trabalhadora – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
A formiga trabalhadora
Todos sabem que as formigas costumam ser muito trabalhadoras. Pois bem, a formiga da nossa história era ainda muito mais. Trabalhava com tanto entusiasmo que suas companheiras diziam:
— Trabalha, sim, mas com conta, peso e medida. Não vá desmaiar! — dizia-lhe uma.
— Que disparate! Parece que quer consertar o mundo sozinha! — exclamava outra, admirada com a canseira dela.
Ninguém conseguia convencer a formiga a trabalhar com mais calma. Contudo, um dia a formiga arrastava para o armazém da comunidade algumas migalhas de pão que havia encontrado. Empurrou a sua carga com tanta força, que bateu com a cabeça contra uma pedra. Que grande galo ela fez!
A formiga ficou tão apavorada que passou a fugir do trabalho, temendo que alguma coisa pudesse lhe acontecer novamente. Sempre que suas companheiras lhe chamavam para fazer alguma tarefa, ela corria a esconder-se.
O chefe do armazém teve de chamá-la ao seu gabinete para convencê-la a mudar de conduta. A formiga para lá se dirigiu, calmamente. Antes, porém, de chegar à porta da sala, meio distraída, pisou em um balde de limpeza e foi de nariz ao chão. Uma pancada colossal!
A formiga compreendeu, então, que seu temor não se justificava. Em qualquer lugar, seja dentro ou fora do trabalho, qualquer um pode machucar-se. O importante é prestar atenção e tomar alguns cuidados para evitar acidentes. A partir desse dia, a formiga reintegrou-se ao seu posto de trabalho, e voltou a ser a formiga trabalhadora.
Disponível em: <https://metaforas.com.br/infantis/>. (Com corte).
Questões
Questão 1 – O texto acima tem o objetivo de:
( ) divulgar algo.
( ) debater um assunto.
( ) transmitir um ensinamento.
Questão 2 – Em “Trabalhava com tanto entusiasmo […]”, o texto refere-se:
Questão 3 – Observe:
“A formiga ficou tão apavorada que passou a fugir do trabalho […]”
No trecho destacado, o narrador revela:
( ) a causa do apavoramento da formiga.
( ) a finalidade do apavoramento da formiga.
( ) a consequência do apavoramento da formiga.
Questão 4 – No segmento “Sempre que suas companheiras lhe chamavam para fazer alguma tarefa, ela corria a esconder-se.”, a palavra grifada foi usada para:
( ) retomar.
( ) caracterizar.
( ) complementar.
Questão 5 – Identifique o clímax da história:
( ) “Ninguém conseguia convencer a formiga a trabalhar com mais calma.”
( ) “Empurrou a sua carga com tanta força, que bateu com a cabeça contra uma pedra.”
( ) “A formiga compreendeu, então, que seu temor não se justificava.”
Questão 6 – Em “O chefe do armazém teve de chamá-la ao seu gabinete para convencê-la a mudar de conduta.”, a expressão sublinhada indica:
( ) um desejo.
( ) uma promessa.
( ) uma obrigação.
Questão 7 – Na parte “A formiga para lá se dirigiu, calmamente.”, o termo grifado exprime:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) intensidade.
Questão 8 – Na frase “Antes, porém, de chegar à porta da sala, meio distraída, pisou em um balde de limpeza e foi de nariz ao chão.”, o vocábulo “e” assinala:
( ) fatos que se somam.
( ) fatos que se alternam.
( ) fatos que se contrastam.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.