Início Série5º ano Interpretação de texto: A formiga trabalhadora – 5º ano

Interpretação de texto: A formiga trabalhadora – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre a formiga trabalhadora. Vamos conhecer a história dessa formiga? Então, leia com muita atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

A formiga trabalhadora

    Todos sabem que as formigas costumam ser muito trabalhadoras. Pois bem, a formiga da nossa história era ainda muito mais. Trabalhava com tanto entusiasmo que suas companheiras diziam:

    — Trabalha, sim, mas com conta, peso e medida. Não vá desmaiar! — dizia-lhe uma.

    — Que disparate! Parece que quer consertar o mundo sozinha! — exclamava outra, admirada com a canseira dela.

    Ninguém conseguia convencer a formiga a trabalhar com mais calma. Contudo, um dia a formiga arrastava para o armazém da comunidade algumas migalhas de pão que havia encontrado. Empurrou a sua carga com tanta força, que bateu com a cabeça contra uma pedra. Que grande galo ela fez!

    A formiga ficou tão apavorada que passou a fugir do trabalho, temendo que alguma coisa pudesse lhe acontecer novamente. Sempre que suas companheiras lhe chamavam para fazer alguma tarefa, ela corria a esconder-se.

    O chefe do armazém teve de chamá-la ao seu gabinete para convencê-la a mudar de conduta. A formiga para lá se dirigiu, calmamente. Antes, porém, de chegar à porta da sala, meio distraída, pisou em um balde de limpeza e foi de nariz ao chão. Uma pancada colossal!

    A formiga compreendeu, então, que seu temor não se justificava. Em qualquer lugar, seja dentro ou fora do trabalho, qualquer um pode machucar-se. O importante é prestar atenção e tomar alguns cuidados para evitar acidentes. A partir desse dia, a formiga reintegrou-se ao seu posto de trabalho, e voltou a ser a formiga trabalhadora.

Disponível em: <https://metaforas.com.br/infantis/>. (Com corte).

 

Questões

Questão 1 – O texto acima tem o objetivo de:

(     ) divulgar algo.

(     ) debater um assunto.

(     ) transmitir um ensinamento.

 

Questão 2 – Em “Trabalhava com tanto entusiasmo […]”, o texto refere-se:

 

 

Questão 3 – Observe:

“A formiga ficou tão apavorada que passou a fugir do trabalho […]”

No trecho destacado, o narrador revela:

(     ) a causa do apavoramento da formiga.

(     ) a finalidade do apavoramento da formiga.

(     ) a consequência do apavoramento da formiga.

 

Questão 4 – No segmento “Sempre que suas companheiras lhe chamavam para fazer alguma tarefa, ela corria a esconder-se.”, a palavra grifada foi usada para:

(     ) retomar.

(     ) caracterizar.

(     ) complementar.

 

Questão 5 – Identifique o clímax da história:

(     ) “Ninguém conseguia convencer a formiga a trabalhar com mais calma.”

(     ) “Empurrou a sua carga com tanta força, que bateu com a cabeça contra uma pedra.”

(     ) “A formiga compreendeu, então, que seu temor não se justificava.”

 

Questão 6 – Em “O chefe do armazém teve de chamá-la ao seu gabinete para convencê-la a mudar de conduta.”, a expressão sublinhada indica:

(     ) um desejo.

(     ) uma promessa.

(     ) uma obrigação.

 

Questão 7 – Na parte “A formiga para lá se dirigiu, calmamente.”, o termo grifado exprime:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) intensidade.

 

Questão 8 – Na frase “Antes, porém, de chegar à porta da sala, meio distraída, pisou em um balde de limpeza e foi de nariz ao chão.”, o vocábulo “e” assinala:

(     ) fatos que se somam.

(     ) fatos que se alternam.

(     ) fatos que se contrastam.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário