Início Atividades Interpretação de texto: A crise hídrica no Brasil – 9º ano

Interpretação de texto: A crise hídrica no Brasil – 9º ano

por Rosiane Fernandes

    Atividade de interpretação de texto, indicada a alunos do nono ano do ensino fundamental, usando como base o texto “A crise hídrica no Brasil”.

    Esta atividade de português está disponível para download em modelo editável do Word, pronto para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe esta atividade em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:     

A crise hídrica no Brasil

    A crise hídrica atinge diversos pontos do Brasil, com destaque para o Sudeste. Os efeitos mais profundos são notados no estado de São     Paulo. Sem uma perspectiva de recuperação dos reservatórios que abastecem a maior região metropolitana do Brasil, a Sabesp, empresa de abastecimento, divulgou nos últimos dias que cogita adotar um drástico racionamento. Se implantando, serão cinco dias sem água e dois com. O governo de SP também decidiu convocar a ajuda de empresas especialistas em recursos hídricos para apresentar propostas de curtíssimo prazo para a crise. A reunião deve acontecer nos próximos dias. As prefeituras dos municípios mais atingidos também começaram a se organizar em reuniões para pensar em soluções juntamente com o governo federal. Porém, a movimentação política é tardia. Segundo esse especial sobre a Crise da Água, feito pelo site da Revista Superinteressante, o problema é conhecido desde 2004.

    Uma pesquisa recém divulgada da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba, constatou que a atual situação do Sistema Cantareira é um problema de governança, acentuado pelas questões climáticas e por sua realidade socioambientalFalta de articulação e diálogo também contribuíram com o colapso do sistema. Entre os anos de 2013 e 2014, a mestre e doutora em Ecologia Aplicada, Micheli Kowalczuk Machado, conduziu estudos que mostram que atualmente não existe nenhum tipo de mecanismo de interação entre as ações das Unidades de Conservação e dos Comitês de Bacias Hidrográficas. “Ações articuladas entre essas organizações são essenciais e cada vez mais necessárias para procurar soluções”, afirma. Segundo Micheli, a população deve estar realmente envolvida nas discussões, por isso há também a necessidade de elaborar estratégias que ampliem a participação e a mobilização social e que trabalhem o diálogo de saberes…

http://brasilescola.uol.com.br/geografia/escassez-agua-no-brasil.htm

 

    Diante das informações acima responda:

    1.Explique a frase: … a crise hídrica em São Paulo foi agravada por problema de governança… O que isso significa?

 

    2.O que é racionamento de água?

 

    3.De acordo com seu conhecimento de mundo, por que está ocorrendo a escassez de água em nosso país? Cite pelo menos um fator relevante para a crise.

 

  1. A falta de água no Brasil, afeta somente a disponibilidade de água tratada nas residências? Comente.

 

    5.Você acha que a falta de água pode acarretar impactos na nossa economia? De que forma? Comente.

 

    6.Analise o gráfico acima e responda:

    a.Qual  é o setor que consome mais água no nosso país? Por quê?

 

    b.Qual é o setor que consome menos água no nosso país?

 

    c.Qual é o segundo maior setor que consome água no Brasil? Por quê?

 

 

Por Rosiane Fernandes Silva

Deixe um Comentário