Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre a Capital do Polvilho. Sul de Minas Gerais, 12 mil habitantes e reconhecimento em ser a Capital do Polvilho: essas são as características de Conceição dos Ouros. Vamos nos informar a respeito da produção do polvilho nessa cidade? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF15LP01, EF15LP02, EF15LP03, EF15LP04, EF15LP05 e EF15LP06.
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: A Capital do Polvilho – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: A Capital do Polvilho – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: A Capital do Polvilho – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Conceição dos Ouros é considerada a Capital do Polvilho e sucesso começou no campo
A história começou há mais de 70 anos, de acordo com João Augusto Storion, produtor de mandioca e pesquisador.
Sul de Minas Gerais, 12 mil habitantes e reconhecimento em ser a Capital do Polvilho: essas são as características de Conceição dos Ouros.
A produção de mandioca na cidade tem destaque por ser matéria-prima do polvilho, que agora além de ganhar o mercado nacional também encontra oportunidades no exterior.
A história começou há mais de 70 anos e de acordo com João Augusto Storion, produtor de mandioca e pesquisador, o desenvolvimento da produção da matéria-prima e do próprio polvilho só foi possível, devido aos avanços tecnológicos no campo. Ações como melhoria do solo e enraizamento mais adequado são fatores importantes para a boa produção.
Nos últimos anos, a produtividade saltou de 20 para 28 toneladas por hectare na região. E a demanda é puxada pela própria indústria local, já que a cidade conta com mais de 30 fábricas de polvilho atualmente.
A família Carvalho é produtora de polvilho azedo e doce também há mais de 70 anos. A produtora Leandra explica que o processo é dividido em várias etapas. […]
Neste ano, Conceição dos Ouros deve produzir 11 mil toneladas de polvilho. A produção é destinada a fábricas de alimentos e à indústria de medicamentos e de beleza.
Disponível em: <https://redeglobo.globo.com/sp/eptv/epagro/noticia/conceicao-dos-ouros-e-considerada-a-capital-do-polvilho-e-sucesso-comecou-no-campo.ghtml26/10/2024>. (Com corte e adaptação).
Questões
Questão 1 – Na passagem “[…] essas são as características de Conceição dos Ouros.”, a que características o texto se refere?
Questão 2 – Segundo o texto, a produção de mandioca destaca-se na cidade. Por quê?
Questão 3 – Em “A história começou há mais de 70 anos e de acordo com João Augusto Storion, produtor de mandioca e pesquisador […]”, a parte sublinhada:
( ) é uma opinião.
( ) é uma explicação.
( ) é uma exemplificação.
Questão 4 – Identifique os avanços tecnológicos no campo, citados no texto, que levaram ao “desenvolvimento da produção da matéria-prima e do próprio polvilho”:
Questão 5 – O trecho “Nos últimos anos, a produtividade saltou de 20 para 28 toneladas por hectare na região.”:
( ) narra.
( ) descreve.
( ) argumenta.
Questão 6 – Releia:
“[…] a demanda é puxada pela própria indústria local, já que a cidade conta com mais de 30 fábricas de polvilho atualmente.”
A expressão grifada:
( ) introduz uma causa.
( ) indica uma finalidade.
( ) inicia uma consequência.
Questão 7 – Aponte o segmento que revela uma previsão sobre a produção de polvilho:
( ) “A família Carvalho é produtora de polvilho azedo e doce também há mais de 70 anos.”
( ) “A produtora Leandra explica que o processo é dividido em várias etapas.”
( ) “Neste ano, Conceição dos Ouros deve produzir 11 mil toneladas de polvilho.”
Questão 8 – Na frase “A produção é destinada a fábricas de alimentos e à indústria de medicamentos e de beleza.”, o termo “e” exprime a ideia de:
( ) soma.
( ) oposição.
( ) alternância.
Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.