Interpretação de texto: A canoa e o apego – 7º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sétimo ano do ensino fundamental, sobre a canoa e o apego. Nasrudin estava na margem de um rio e queria passar para o outro lado. A correnteza era muito forte e seria impossível atravessá-lo a nado. O que aconteceu a partir daí? Será que Nasrudin conseguiu atravessar o rio? Vamos descobrir? Para isso, leia com atenção o reflexivo texto e, depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

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ESCOLA:                                                       DATA:

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A canoa e o apego

    Nasrudin estava na margem de um rio e queria passar para o outro lado. A correnteza era muito forte e seria impossível atravessá-lo a nado.

    Foi quando Nasrudin viu uma pequena canoa presa na vegetação ribeirinha. Rapidamente colocou o bote n’água e pôs-se a remar para o outro lado. Com a ajuda da canoa, ele rapidamente atingiu a outra margem. Assim que botou os pés em terra firme, pegou a canoa, colocou-a nas costas e partiu em direção à floresta.

    Algumas pessoas, que haviam observado toda a cena, ficaram espantadas com aquela atitude inesperada de Nasrudin. Elas foram e lhe perguntaram: “Por que você colocou a canoa nas costas? De que ela lhe servirá agora que você já atravessou o rio?”

    Nasrudin então, já um vermelho, suado e cansado do esforço em carregar a embarcação nas costas, lhes respondeu: “Esta canoa me ajudou muito a atravessar o rio. Eu não posso abandoná-la. Espero que agora ela me ajude também a atravessar a floresta.”

    Assim somos nós. Ficamos apegados ao passado e o transformamos em um pesado fardo em nossas vidas.

Autor desconhecido. Disponível em: <https://metaforas.com.br/>.

 

Questões

Questão 1 – Por que a história “A canoa e o apego” acontece?

(     ) Porque Nasrudin queria passar de uma margem do rio a outra.

(     ) Porque a correnteza, que estava muito forte, dificultava a travessia a nado.

(     ) Porque Nasrudin encontrou uma pequena canoa presa em uma vegetação ribeirinha.

 

Questão 2 – Na passagem “Rapidamente colocou o bote n’água e pôs-se a remar para o outro lado.”, o termo “e” indica:

(     ) fatos que somam.

(     ) fatos que se opõem.

(     ) fatos que se alternam.

 

Questão 3 – Sublinhe, a seguir, o vocábulo que exprime uma circunstância de modo:

“Com a ajuda da canoa, ele rapidamente atingiu a outra margem.”

 

Questão 4 – Grife os verbos no período abaixo:

“Assim que botou os pés em terra firme, pegou a canoa, colocou-a nas costas e partiu em direção à floresta.”

 

Questão 5 – Os verbos grifados anteriormente exprimem:

(     ) ações contínuas.

(     ) ações concluídas.

(     ) ações esporádicas.

 

Questão 6 – Em “Algumas pessoas, que haviam observado toda a cena, ficaram espantadas com aquela atitude inesperada de Nasrudin.”, o texto se refere à atitude inesperada de:

(     ) Nasrudin alcançar a outra margem com rapidez.

(     ) Nasrudin usar a canoa que encontrou à beira do rio.

(     ) Nasrudin pôr a canoa nas costas e ir para a floresta.

 

Questão 7 – No segmento “Esta canoa me ajudou muito a atravessar o rio.”, o vocábulo destacado foi empregado para:

(     ) explicar.

(     ) intensificar.

(     ) complementar.

 

Questão 8 – Na oração “Eu não posso abandoná-la.”, o pronome “la” retoma:

(     ) “Esta canoa”.

(     ) “a floresta”.

(     ) nenhuma das alternativas anteriores.

 

Questão 9 – As aspas indicam na história:

(     ) as falas dos personagens.

(     ) pensamentos do narrador.

(     ) os trechos mais importantes.

 

Questão 10 – No fragmento “Assim somos nós. Ficamos apegados ao passado e o transformamos em um pesado fardo em nossas vidas.”, o autor:

(     ) conta uma história.

(     ) faz um questionamento.

(     ) transmite um ensinamento.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
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