Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano, sobre a abelhinha exigente. Sonhava com a ideia de fazer o mel mais saboroso e especial do mundo. Será que ela conseguiu realizar o seu sonho? Vamos conhecer a história dessa abelhinha? Para tanto, leia o texto com muita atenção! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: A abelhinha exigente – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: A abelhinha exigente – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: A abelhinha exigente – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
A abelhinha exigente
Era uma vez uma abelhinha muito exigente. Sonhava com a ideia de fazer o mel mais saboroso e especial do mundo. Apesar da opinião das suas companheiras de colmeia, que a julgavam louca, ela saía à procura de uma flor que lhe proporcionasse um néctar nunca visto, capaz de fabricar esse mel fora do comum.
Por mais que procurasse, não conseguiu encontrar mais nada, a não ser flores vulgares, todas elas belíssimas, mas que não satisfaziam seu desejo.
Era frequente vê-la regressar à colmeia, depois do pôr do sol, desiludida por não ter conseguido uma só gota desse néctar ilusório. As suas companheiras não perdiam a ocasião para rirem dela.
Numa tarde de verão, a abelhinha regressou muito contente à colmeia.
— Finalmente encontrei a flor que procurava! — anunciou ela, entusiasmada.
Incrédulas, elas lhe perguntaram que flor era essa e a nossa abelhinha apontou para o pôr do sol. Imaginem as piadas de que foi alvo a pobre sonhadora.
Num mar de lágrimas, foi esconder-se atrás de uma rocha. Ali passou várias horas. De repente, uma lagartixa curiosa aproximou-se dela, perguntando-lhe o que estava acontecendo. Depois de ouvir o que a abelhinha tinha para dizer, o simpático réptil respondeu:
— Vê aquelas colinas douradas pelo sol? Atrás delas encontrará um vale repleto de flores maravilhosas, cujo néctar servirá para seus objetivos.
A abelhinha partiu rapidamente e voou horas em plena noite, até que, ao despontar da aurora, presenciou uma cena incrível. Todo um mar de flores multicoloridas balançava ao sabor do vento da manhã, num espetáculo inesquecível.
Com o néctar de tais flores, a abelhinha exigente pôde fabricar o mel mais delicioso que jamais havia existido.
Disponível em: <https://metaforas.com.br/infantis/2018-09-15/a-abelhinha-exigente.htm>.
Questões
Questão 1 – Identifique o adjetivo que caracteriza a abelhinha aos olhos de suas companheiras:
( ) exigente.
( ) louca.
( ) entusiasmada.
Questão 2 – Na passagem “[…] não conseguiu encontrar mais nada, a não ser flores vulgares […]”, o termo destacado significa:
( ) “comuns”.
( ) “diferentes”.
( ) “pequenas”.
Questão 3 – No segmento “[…] desiludida por não ter conseguido uma só gota desse néctar ilusório.”, o vocábulo grifado introduz:
( ) o lugar de um fato.
( ) a causa de um fato.
( ) a consequência de um fato.
Questão 4 – Em “— Vê aquelas colinas douradas pelo sol?”, o travessão marca o início da fala:
( ) da lagartixa.
( ) da abelhinha.
( ) de uma das companheiras da abelhinha.
Questão 5 – O narrador dirige-se diretamente ao leitor no trecho:
( ) “As suas companheiras não perdiam a ocasião para rirem dela.”
( ) “Imaginem as piadas de que foi alvo a pobre sonhadora.”
( ) “Num mar de lágrimas, foi esconder-se atrás de uma rocha.”
Questão 6 – Releia este fragmento da história:
“A abelhinha partiu rapidamente e voou horas em plena noite, até que, ao despontar da aurora, presenciou uma cena incrível.”
Que cena incrível a abelhinha presenciou?
Questão 7 – No final da história “Com o néctar de tais flores, a abelhinha exigente pôde fabricar o mel mais delicioso que jamais havia existido.”, o narrador revela que a abelhinha:
( ) realizou o seu sonho.
( ) não realizou o seu sonho.
( ) realizou parcialmente o seu sonho.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.