Atividade de interpretação de texto para alunos do terceiro ano do ensino fundamental. Esta interpretação é sobre o texto A boa sopa.
Esta atividade de português está disponível para download em PDF (pronto para imprimir) e em Word (modelo que pode ser editado).
Baixe este exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: A boa sopa – 3º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: A boa sopa – 3º ano – Pronta para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: A boa sopa – 3º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
A BOA SOPA
ERA UMA VEZ UMA MOCINHA POBRE E PIEDOSA QUE VIVIA SOZINHA COM A MÃE. COMO NÃO HAVIA MAIS NADA PARA COMER NA CASA DELAS, A MENINA ENTROU NA FLORESTA EM BUSCA DE ALGUMA COISA. NA FLORESTA ELA ENCONTROU UMA MULHER IDOSA QUE TINHA CONHECIMENTO DE SUA POBREZA E LHE DEU DE PRESENTE UMA PANELINHA À QUAL ERA SUFICIENTE DIZER: “PANELINHA, COZINHE!”, PARA QUE NA MESMA HORA ELA COZINHASSE UMA EXCELENTE SOPA DE PAINÇO BEM CREMOSA; E QUANDO ALGUÉM DIZIA: “PANELINHA, PODE PARAR!”, ELA LOGO PARAVA DE FAZER A SOPA.
A MENINA VOLTOU PARA CASA LEVANDO A PANELA E COM AQUELE PRESENTE A POBREZA DAS DUAS ACABOU, POIS MÃE E FILHA COMIAM A BOA SOPA DA PANELINHA SEMPRE QUE TINHAM VONTADE, E NA QUANTIDADE QUE QUISESSEM. UMA VEZ A MENINA HAVIA SAÍDO E A MÃE DISSE: “PANELINHA, COZINHE!”. A PANELA COZINHOU E A MÃE COMEU ATÉ FICAR SATISFEITA; QUANDO A FOME ACABOU, A MÃE QUIS QUE A PANELINHA PARASSE, MAS COMO ELA NÃO SABIA O QUE ERA PRECISO DIZER, A PANELA CONTINUOU FAZENDO A SOPA E A SOPA TRANSBORDOU, A PANELINHA CONTINUOU E A SOPA ESCORREU PELA COZINHA, ENCHEU A COZINHA, ESCORREU PELA CASA, E DEPOIS INVADIU A CASA DOS VIZINHOS, DEPOIS A RUA, E CONTINUOU SEMPRE ESCORRENDO POR TODOS OS LUGARES, COMO SE O MUNDO TODO FOSSE FICAR CHEIO DE SOPA PARA QUE NINGUÉM MAIS SENTISSE FOME.
É, MAS O PROBLEMA É QUE NINGUÉM SABIA O QUE FAZER PARA RESOLVER A SITUAÇÃO. A RUA INTEIRA, AS OUTRAS RUAS, TUDO CHEIO DE SOPA, E QUANDO EM TODA A CIDADE SÓ TINHA SOBRADO UMA CASINHA QUE NÃO ESTAVA CHEIA DE SOPA, A MENINA VOLTOU PARA CASA E DISSE CALMAMENTE: “PANELINHA, PODE PARAR!”, E A PANELA PAROU E A ENCHENTE DE SOPA ACABOU.
SÓ QUE TODO AQUELE QUE QUISESSE ENTRAR NA CIDADE ERA OBRIGADO A ABRIR CAMINHO COMENDO A SOPA.
FONTE: CONTOS DE GRIMM – COMPANHIA DAS LETRINHAS
QUESTÕES
1. QUAL É O TÍTULO DO TEXTO?
R.:
2.QUANTOS PARÁGRAFOS EXISTEM NO TEXTO?
R.:
3. QUAL É O TEMA DO TEXTO?
R.:
4. LEIA O TRECHO ABAIXO E RESPONDA:
“ERA UMA VEZ UMA MOCINHA POBRE E PIEDOSA QUE VIVIA SOZINHA COM A MÃE. COMO NÃO HAVIA MAIS NADA PARA COMER NA CASA DELAS, A MENINA ENTROU NA FLORESTA EM BUSCA DE ALGUMA COISA”.
O QUE A MENINA ESTAVA PROCURANDO? JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA.
R.:
5. A PANELINHA COZINHAVA QUANDO ERA DITO “PANELINHA COZINHE”, PORQUE ELA FAZIA ISSO? MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA.
A. ( ) A PANELINHA ERA BONDOSA.
B. ( ) A PANELINHA SABIA FAZER COMIDA.
C. ( ) A PANELINHA TINHA FOME.
D. ( ) A PANELINHA ERA MÁGICA.
6. QUEM ERA A MULHER IDOSA QUE A MENINA ENCONTROU?
A. ( ) UMA FADA.
B. ( ) UMA BRUXA.
C. ( ) A AVÓ DA MENINA.
D. ( ) UMA MULHER RICA.
7. QUE PROBLEMA A MÃE DA MOCINHA CAUSOU?
R.:
8. QUAL FOI O MOTIVO QUE LEVOU A MÃE DA MENINA A CAUSAR PROBLEMAS NA CIDADE
A. ( ) ELA ESTAVA COM FOME.
B. ( ) QUERIA QUE A PANELINHA COZINHASSE MUITA COMIDA.
C. ( ) NÃO SABIA O QUE ERA PRECISO DIZER À PANELINHA.
D. ( ) ELA NÃO TINHA PODERES.
9. COMO SE PODIA ENTRAR NA CIDADE?
R.:
10. QUAL É O PROBLEMA PRINCIPAL DESSA?
A. ( ) A FOME DA MENINA.
B. ( ) A COMIDA QUE ACABOU NA CASA DA MENINA.
C. ( ) A MÃE QUE NÃO SABIA FAZER A PANELA PARAR.
D. ( ) A MULHER IDOSA QUE DEU A PANELINHA.
26 comentários
muito bom, encontrei uns textos maravilhoso, aproveitei, muito obrigada pelas atividades.
Olá Aracy, agradecemos muito.
Sou psicopedagoga e trabalho com crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem. Encontrei esses modelos de atividades, tenhe me ajudado bastante. Parabéns!!
gostei muito vcs que produsiram esses exercicios estao de parabens muito obrigado .
os textos são ótimos agradeço de todo coração por compartilhar
1H50m
Essa é muito legal e muito interessante.
A historia é legal e bem interessante
eu achei legal
<3
Muito bom, e gostaria de receber atividades pelo meu email.
Onde posso ver as respostas para comparar com as minhas?
As repostas estão no gabarito, junto com os links de download da atividade.
Este blog é maravilhoso e me acompanhou durante todo este ano.
Se Deus quiser espero estarmos juntos novamente em 2015.
Que Jesus os abençoe!
Olá Isabel, que bom que pudemos ajudá-la, ficamos realmente muito felizes em saber que mesmo com pouco podemos ajudar nossos colegas professores nessa tão árdua missão que é o ensino das nossas crianças.
Saiba que sempre pode contar conosco.
origadoooo!!!!
gostaria de receber atividade pelo meu email
GOSTEI DEMAIS DO SITE, É TUDO QUE ESTAVA PROCURANDO TENHO UM FILHO QUE ESTUDA O TERCEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. PARABÉNS A TODA EQUIPE DO SITE.
Olá Solange, muito obrigada
Gostei muito dos exercícios. Sou mãe e gosto de orientar meu filho com alguns estudos diferentes para revisão da matéria dada pelo professor. Já imprimi exercícios de português e matemática. Adoro!!!
Eu sou muito ruim mesmo em vezes atividade de matematica
e muito taora e muito gostoso
Oii ótimo material , poderia fornecer a referência ?
Amei as atividades referente ao conto: A boa sopa do terceiro ano, com certeza
trabalharei todas. Nota dez!
Amei estou usando para reforço dos estudos da minha filha.
eu vou responder a questao 7: eu acho que esta certo, coloquei “ela causou um estrago enorme
Amei o texto.(conto) os alunos ficaram emocionado com o final do conto.