Atividade de português, dirigida aos alunos do sexto ano, sobre vocábulos proparoxítonos. Que tal analisá-los no texto De olho nas figueiras e nos figos? Para tanto, responda às questões propostas! BNCC 6º ano: EF06LP04 e EF06LP06.
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download desse exercício de português em:
- Word: Atividade de português – Vocábulos proparoxítonos – 6º ano – Word
- PDF: Atividade de português: Vocábulos proparoxítonos – 6º ano – Para imprimir
- Gabarito: Atividade de português: Vocábulos proparoxítonos – 6º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
De olho nas figueiras e nos figos
Figueiras são árvores ou arbustos pertencentes ao gênero Ficus. Há cerca de 90 espécies apenas no Brasil. Aqui, elas também são conhecidas como gameleiras ou mata-pau (porque podem crescer sobre outras árvores, levando-as à morte). Vivem em matas e locais úmidos, e seus frutos servem de alimento para diversos animais silvestres. O figo que conhecemos é produzido por uma espécie de figueira originaria da região do Mar Mediterrâneo e trazida para o Brasil.
Disponível em: <https://www.invivo.fiocruz.br/biodiversidade/figos-e-vespas/>. (Com corte).
Questões
Questão 1 – Releia:
“Figueiras são árvores ou arbustos pertencentes ao gênero Ficus.”
Pode-se afirmar que:
( ) apenas “árvores” é um vocábulo proparoxítono.
( ) apenas “gênero” é um vocábulo proparoxítono.
( ) “árvores” e “gênero” são vocábulos proparoxítonos.
Questão 2 – Acentua-se o vocábulo “espécie” porque ele é:
( ) proparoxítono.
( ) oxítono terminado em “e”.
( ) paroxítono terminado em ditongo.
Questão 3 – Um vocábulo proparoxítono foi transcrito sem acento no texto. Identifique-o e coloque o referido acento:
Questão 4 – O vocábulo proparoxítono identificado anteriormente é:
( ) um verbo.
( ) um adjetivo.
( ) um substantivo.
Questão 5 – Assinale o trecho que apresenta um vocábulo proparoxítono:
( ) “Aqui, elas também são conhecidas […]”
( ) “Vivem em matas e locais úmidos […]”
( ) “O figo que conhecemos é produzido […]”
Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.