Início Série9º ano Atividade de português: Verbos transitivos diretos – 9º ano

Atividade de português: Verbos transitivos diretos – 9º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de português, voltada aos alunos do nono ano, explora os verbos transitivos diretos. O que eles significam no contexto comunicativo? Aprenda, respondendo às questões com base no texto sobre o Croissant! Que tal conhecer a origem desse pequeno pão, com formato de meia-lua?

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe esse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

Croissant

    Pequeno pão, com formato de meia-lua. Em francês, croissant significa crescente. Sua origem é incerta, alguns o considerando francês, outros afirmando sua criação por padeiros de Budapeste, no século 17. A história mais consistente, entretanto, conta que foi criado por padeiros austríacos, em 1686, durante a guerra com a Turquia. Na frente de batalha, durante a noite, um grupo de padeiros ouviu os turcos cavando um túnel por sob a cozinha do acampamento, possivelmente com o objetivo de atingir a retaguarda dos austríacos, para imprensá-los. O alarme dos padeiros levou à derrota os turcos. Como prêmio, receberam o privilégio de criar uma pastelaria no formato do desenho da bandeira turca, uma lua crescente, para comemorar a vitória. Originalmente, sua massa era mais densa e semelhante à de um pão.   

Disponível em: <http://correiogourmand.com.br>.

 

Questões

 

Questão 1 – Aponte a passagem que contém um verbo transitivo direto:

(     ) “Sua origem é incerta […]”

(     ) “Como prêmio, receberam o privilégio […]”

(     ) “Originalmente, sua massa era mais densa […]”

 

Questão 2 – O termo “o” é complemento de um verbo transitivo direto na frase:

(     ) “[…] alguns o considerando francês […]”

(     ) “[…] com o objetivo de atingir a retaguarda […]”

(     ) “O alarme dos padeiros levou à derrota os turcos.”

 

Questão 3 – No trecho “[…] para imprensá-los.”, o complemento do verbo transitivo direto retoma:

(     ) “os padeiros”

(     ) “os turcos”

(     ) “os austríacos”

 

Questão 4 – No segmento “O alarme dos padeiros levou à derrota os turcos.”, o verbo “levou” exigiu dois complementos. Identifique o complemento desse verbo na função de transitivo direto:

(     ) “à derrota”

(     ) “os turcos”

(     ) “à derrota os turcos”

 

Questão 5 – Ao final do texto, a preposição “para” mais o verbo transitivo direto “comemorar”:

(     ) exprimem um condição.

(     ) exprimem uma conclusão.

(     ) exprimem uma finalidade.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário