Início Série9º ano Atividade de português: Verbos transitivos diretos – 9º ano

Atividade de português: Verbos transitivos diretos – 9º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de português, voltada aos alunos do nono ano, aborda os verbos transitivos diretos. Trata-se daqueles verbos que têm sentido completo ou que precisam de complemento para fazer sentido? Descubra, respondendo às questões com base no texto sobre a Rachel de Queiroz!

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe esse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Leia:

Rachel de Queiroz

    Rachel de Queiroz é uma prestigiada escritora brasileira que foi precoce em tudo. Ela nasceu no Ceará em 1910 e formou-se professora com apenas 15 anos. Como presenciava a seca que assolava a sua terra naquela época, com 20 anos escreveu uma de suas maiores obras, o livro “O Quinze”, que aborda a triste realidade dos retirantes que fugiam da seca nordestina. Pelo livro ela recebeu um prêmio da Fundação Graça Aranha e a obra ficou conhecida nas maiores capitais.

    Ao longo da vida, Rachel de Queiroz escreveu muitos livros, foi tradutora, autora de peças de teatro, professora e jornalista, ou seja, teve uma vida dedicada às letras.

Disponível em: <https://plenarinho.leg.br>. (Fragmento).

 

Questões

 

Questão 1 – Identifique a passagem que apresenta um verbo transitivo direto:

(     ) “Rachel de Queiroz é uma prestigiada escritora brasileira […]”

(     ) “Ela nasceu no Ceará em 1910 […]”

(     ) “Ao longo da vida, Rachel de Queiroz escreveu muitos livros […]”

 

Questão 2 – O verbo transitivo direto, presente na passagem identificada acima, exprime:

(     ) uma ação da Rachel de Queiroz.

(     ) um estado da Rachel de Queiroz.

(     ) uma característica da Rachel de Queiroz.

 

Questão 3 – O adjunto adverbial “com 20 anos” acrescenta uma circunstância de tempo:

(     ) ao verbo transitivo direto “presenciava”.

(     ) ao verbo transitivo direto “assolava”.

(     ) ao verbo transitivo direto “escreveu”.

 

Questão 4 – Na oração “[…] que aborda a triste realidade dos retirantes […]”, o verbo “aborda” é transitivo direto porque:

(     ) tem sentido completo.

(     ) exige complemento com preposição.

(     ) exige complemento sem preposição.

 

Questão 5 – No segmento “[…] teve uma vida dedicada às letras.”, o verbo transitivo direto grifado aponta para um fato:

(     ) esporádico na vida de Rachel de Queiroz.

(     ) concluído na vida de Rachel de Queiroz.

(     ) inacabado na vida de Rachel de Queiroz.

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário