Atividade de português, dirigida aos alunos do nono ano, sobre os termos acessórios da oração. Vamos estudar o funcionamento do adjunto adnominal, do adjunto adverbial e do aposto? As variadas questões propostas baseiam-se no texto Sobre o milho.
Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Baixe esse exercício de português em:
- Word: Atividade de português: Termos acessórios da oração – 9º ano – Modelo editável
- PDF: Atividade de português: Termos acessórios da oração – 9º ano – Para imprimir
- Gabarito: Atividade de português: Termos acessórios da oração – 9º ano – Com resposta
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Adjunto adnominal, adjunto adverbial e aposto
Leia:
Sobre o milho
No Brasil, a venda do vegetal tem força principalmente no caso dos enlatados, que são utilizados, sobretudo, em saladas ou pizzas (cuidado com o sódio, inimigo do coração). Além disso, no entanto, as grandes empresas de distribuição oferecem o alimento na espiga, que é destinado à produção de curau ou pamonha, segundo o Centro Nacional de Pesquisa de Milho e Sorgo da Embrapa, órgão ligado ao Governo Federal.
Do ponto de vista nutricional, o milho é riquíssimo em cálcio, entre outros minerais. No contato com o fogo (pipoca), parte dos nutrientes são perdidos.
Outra função importante do milho à alimentação diária: dele, os produtores conseguem extrair a farinha de milho e fubá, utilizados para o preparo de pratos típicos brasileiros. Ambos são ricos em amido e polissacarídeo que ajuda a fortalecer o sistema imunológico.
O ideal é que as substâncias encontradas no milho façam parte do cardápio, mesmo que seja de forma indireta, como na polenta ou na pamonha caseira.
“Vida Natural e equilíbrio”. Escala, n. 19. p. 25.
Questões
Questão 1 – Leia com atenção as frases. Em seguida, assinale aquela em que o trecho sublinhado funciona como adjunto adverbial de lugar:
( ) “No Brasil, a venda do vegetal tem força principalmente no caso dos enlatados […]”
( ) “[…] as grandes empresas de distribuição oferecem o alimento na espiga […]”
( ) “[…] segundo o Centro Nacional de Pesquisa de Milho e Sorgo da Embrapa […]”
Questão 2 – No terceiro parágrafo do texto, o adjetivo “brasileiros”, que desempenha a função sintática de ajunto adnominal, tem como referente:
( ) “os produtores”.
( ) “a farinha de milho e fubá”.
( ) “pratos típicos”.
Questão 3 – Identifique a frase em que o adjetivo grifado funciona como adjunto adnominal:
( ) “[…] o milho é riquíssimo em cálcio […]”
( ) “Ambos são ricos em amido e polissacarídeo […]”
( ) “[…] que ajuda a fortalecer o sistema imunológico.”
Questão 4 – No segmento “[…] segundo o Centro Nacional de Pesquisa de Milho e Sorgo da Embrapa, órgão ligado ao Governo Federal.”, a expressão grifada funciona como:
( ) predicativo do sujeito.
( ) aposto.
( ) adjunto adverbial de lugar.
Questão 5 – Aponte o núcleo da expressão presente na questão anterior:
( ) “órgão”
( ) “Governo”
( ) “Federal”
Questão 6 – Em “Outra função importante do milho à alimentação diária […]”, o adjunto adnominal evidenciado é:
( ) um pronome demonstrativo.
( ) um pronome indefinido.
( ) um pronome relativo.
Questão 7 – No fragmento “[…] na polenta ou na pamonha caseira.”, o adjunto adnominal é:
( ) “polenta”
( ) “pamonha”
( ) “caseira”
Questão 8 – Na passagem “[…] mesmo que seja de forma indireta […]”, a expressão destacada desempenha a função de adjunto adverbial:
( ) de tempo
( ) de causa
( ) de modo
Questão 9 – Na oração “Milho é bom demais!”, o adjunto adverbial “demais”:
( ) determina o sentido do adjetivo “bom”.
( ) intensifica o sentido do adjetivo “bom”.
( ) explica o sentido do adjetivo “bom”.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.