Início Série2º ano ensino médio Atividade de português: Termos acessórios da oração – 2º ano do ensino médio

Atividade de português: Termos acessórios da oração – 2º ano do ensino médio

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de português, dirigida aos alunos do segundo ano do ensino médio, visa ao estudo dos termos acessórios da oração. Adjunto adnominal, adjunto adverbial ou aposto? Sabe identificá-los? Sabe a função que exercem no contexto comunicativo? Não? Então, não deixe de responder às questões elaboradas com base no curioso texto Como surgiu o micro-ondas?

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe esse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Adjunto Adnominal, Adjunto Adverbial e Aposto

Leia:

Como surgiu o micro-ondas?

Micro-ondas já eram conhecidas bem antes de o forno existir, em uma criação por acaso. Conheça essa história!

    Durante a Segunda Guerra Mundial (1939­-1945), micro-ondas eram usadas em radares para detectar aviões (a fuselagem das aeronaves refletia ondas eletromagnéticas, tornando possível prever a aproximação de um possível inimigo, por exemplo).

    Em 1945, o engenheiro norte-americano Percy LeBaron Spencer estava trabalhando em um projeto que usava, justamente, aparelhos para radares com micro-ondas. Foi então que ele percebeu algo estranho: o chocolate que estava em um dos bolsos dele derreteu! Foi graças ao calor gerado pelas micro-ondas.

    Impressionado com a descoberta, Percy começou a fazer testes com outros alimentos, como milho (que virou pipoca) e um ovo (que explodiu por causa da pressão). Com essas informações, o engenheiro deduziu que as micro-ondas seriam capazes de fazer coisas parecidas com outras comidas. Em 1946, ele registrou a primeira patente para o uso de micro-ondas no ambiente culinário.

    No ano seguinte (1947), a Raytheon (empresa para a qual Percy trabalhava) produziu o primeiro forno de micro-ondas para ser vendido. Mas o modelo da época não era tão prático quanto os de hoje em dia: tinha quase 2 metros de altura e pesava 340 quilos! Com o tempo, a novidade foi aperfeiçoada.

Disponível em: <http://recreio.uol.com.br>.

 

Questões

 

Questão 1 – Observe atentamente as frases. Em seguida, assinale aquela em que o adjunto adnominal sublinhado caracteriza o substantivo referente:

a) “[…] a fuselagem das aeronaves refletia ondas eletromagnéticas […]”

b) “[…] o chocolate que estava em um dos bolsos dele derreteu!”

c) “[…] e um ovo (que explodiu por causa da pressão).”

d) “[…] tinha quase 2 metros de altura e pesava 340 quilos!”

 

Questão 2 – No segmento “Em 1946, ele registrou a primeira patente para o uso de micro-ondas […]”, o adjunto adnominal destacado é um numeral:

a) cardinal

b) ordinal

c) fracionário

d) multiplicativo

 

Questão 3 – Na passagem “Micro-ondas já eram conhecidas bem antes de o forno existir, em uma criação por acaso.”, o adjunto adverbial “bem” indica:

a) lugar

b) modo

c) intensidade

d) tempo

 

Questão 4 – O adjunto adverbial de tempo “Em 1946” aponta para um fato na vida profissional do engenheiro Percy LeBaron. Identifique-o:

a) “Percy LeBaron Spencer estava trabalhando em um projeto que usava […]”

b) “[…] o engenheiro deduziu que as micro-ondas seriam capazes de fazer coisas parecidas […]”

c) “[…] ele registrou a primeira patente para o uso de micro-ondas no ambiente culinário.”

d) “[…] Percy produziu o primeiro forno de micro-ondas para ser vendido.”

 

Questão 5 – Em 1945, o engenheiro norte-americano Percy LeBaron Spencer […]”, a expressão que desempenha a função de aposto é:

a) “Em 1945”.

b) “o engenheiro”.

c) “norte-americano”.

d) “Percy LeBaron Spencer”.

 

Questão 6 – Na frase “[…] a Raytheon (empresa para a qual Percy trabalhava) […]”, a parte nos parênteses é um aposto porque:

a) caracteriza o termo anterior.

b) modifica o sentido do termo anterior.

c) complementa o termo anterior.

d) explica o termo anterior.

 

Questão 7 – Aponte o termo que funciona como núcleo do aposto na questão anterior:

R.

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário