Atividade de português, dirigida aos alunos do primeiro ano do ensino médio, aborda termos acessórios da oração. Vamos analisá-los no texto Qual a diferença entre tênis de mesa e pingue-pongue? Para tanto, responda às questões propostas! BNCC 1º ano do ensino médio: EM13LGG103.
Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download desse exercício de português em:
- Word: Atividade de português: Termos acessórios da oração – 1º ano ensino médio – Modelo editável
- PDF: Atividade de português: Termos acessórios da oração – 1º ano ensino médio – Para imprimir
- Gabarito: Atividade de português: Termos acessórios da oração – 1º ano ensino médio – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Qual a diferença entre tênis de mesa e pingue-pongue?
Nenhuma. O tênis de mesa foi criado por oficiais do Exército inglês no final do século XIX. James Gibb, fundador da União Atlética Amadora, introduziu a bolinha de celuloide no jogo. O tênis de mesa também é chamado de pingue-pongue, por causa do barulho que a bolinha faz ao bater na raquete e depois na mesa.
Disponível em: <https://www.guiadoscuriosos.com.br/>.
Questões
Questão 1 – Em “Qual a diferença entre tênis de mesa e pingue-pongue?”, o adjunto adnominal foi expresso por:
( ) um pronome.
( ) um artigo definido.
( ) uma locução adjetiva.
Questão 2 – O adjunto adnominal “Nenhuma” determina o substantivo:
Questão 3 – Grife o adjunto adverbial na frase:
“O tênis de mesa foi criado por oficiais do Exército inglês no final do século XIX.”
Questão 4 – O adjunto adverbial grifado anteriormente exprime uma circunstância de:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 5 – Releia:
“James Gibb, fundador da União Atlética Amadora, introduziu a bolinha de celuloide no jogo.”
Identifique o aposto nesse trecho:
Questão 6 – A quem se refere o aposto identificado acima?
Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.