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Atividade de português: Tema Transversal – Ética e cidadania – Música: Racismo é burrice e Filme: Crash no limite- Ensino Médio

por Rosiane Fernandes

    Atividade  de Português – Tema Transversal – Ética e cidadania, proposta a alunos do ensino médio, com questões sobre a música “Racismo é burrice” do cantor Gabriel o Pensador, o filme “Crash- no limite”  e um trecho do texto sobre a Declaração  Universal dos Direitos Humanos.

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronto para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

 

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ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:     

 

Tema Transversal –(ética e cidadania)

Gabriel O Pensador – Racismo é Burrice

Parte I

Faça uma análise da música abaixo:

 

Salve, meus irmãos africanos e lusitanos, do outro lado do oceano
“O Atlântico é pequeno pra nos separar, porque o sangue é mais forte que a água do mar”
Racismo, preconceito e discriminação em geral;
É uma burrice coletiva sem explicação
Afinal, que justificativa você me dá para um povo que precisa de união
Mas demonstra claramente
Infelizmente
Preconceitos mil
De naturezas diferentes
Mostrando que essa gente
Essa gente do Brasil é muito burra
E não enxerga um palmo à sua frente
Porque se fosse inteligente esse povo já teria agido de forma mais consciente
Eliminando da mente todo o preconceito
E não agindo com a burrice estampada no peito
A “elite” que devia dar um bom exemplo
É a primeira a demonstrar esse tipo de sentimento      
Num complexo de superioridade infantil
Ou justificando um sistema de relação servil
E o povão vai como um bundão na onda do racismo e da discriminação
Não tem a união e não vê a solução da questão
Que por incrível que pareça está em nossas mãos
Só precisamos de uma reformulação geral
Uma espécie de lavagem cerebral

Racismo é burrice

Não seja um imbecil
Não seja um ignorante
Não se importe com a origem ou a cor do seu semelhante
O quê que importa se ele é nordestino e você não?
O quê que importa se ele é preto e você é branco
Aliás, branco no Brasil é difícil, porque no Brasil somos todos mestiços
Se você discorda, então olhe para trás
Olhe a nossa história
Os nossos ancestrais
O Brasil colonial não era igual a Portugal
A raiz do meu país era multirracial
Tinha índio, branco, amarelo, preto
Nascemos da mistura, então por que o preconceito?
Barrigas cresceram
O tempo passou
Nasceram os brasileiros, cada um com a sua cor
Uns com a pele clara, outros mais escura
Mas todos viemos da mesma mistura
Então presta atenção nessa sua babaquice
Pois como eu já disse racismo é burrice
Dê a ignorância um ponto final:
Faça uma lavagem cerebral

Racismo é burrice

Negro e nordestino constroem seu chão
Trabalhador da construção civil conhecido como peão
No Brasil, o mesmo negro que constrói o seu apartamento ou o que lava o chão de uma delegacia
É revistado e humilhado por um guarda nojento
Que ainda recebe o salário e o pão de cada dia graças ao negro, ao nordestino e a todos nós
Pagamos homens que pensam que ser humilhado não dói
O preconceito é uma coisa sem sentido
Tire a burrice do peito e me dê ouvidos
Me responda se você discriminaria
O Juiz Lalau ou o PC Farias
Não, você não faria isso não
Você aprendeu que preto é ladrão
Muitos negros roubam, mas muitos são roubados
E cuidado com esse branco aí parado do seu lado
Porque se ele passa fome
Sabe como é:
Ele rouba e mata um homem
Seja você ou seja o Pelé
Você e o Pelé morreriam igual
Então que morra o preconceito e viva a união racial
Quero ver essa música você aprender e fazer
A lavagem cerebral

Racismo é burrice

O racismo é burrice mas o mais burro não é o racista
É o que pensa que o racismo não existe
O pior cego é o que não quer ver
E o racismo está dentro de você
Porque o racista na verdade é um tremendo babaca
Que assimila os preconceitos porque tem cabeça fraca
E desde sempre não pára pra pensar
Nos conceitos que a sociedade insiste em lhe ensinar
E de pai pra filho o racismo passa
Em forma de piadas que teriam bem mais graça
Se não fossem o retrato da nossa ignorância
Transmitindo a discriminação desde a infância
E o que as crianças aprendem brincando
É nada mais nada menos do que a estupidez se propagando
Nenhum tipo de racismo – eu digo nenhum tipo de racismo – se justifica
Ninguém explica
Precisamos da lavagem cerebral pra acabar com esse lixo que é uma herança cultural
Todo mundo que é racista não sabe a razão
Então eu digo meu irmão
Seja do povão ou da “elite”
Não participe
Pois como eu já disse racismo é burrice
Como eu já disse racismo é burrice

Racismo é burrice

E se você é mais um burro, não me leve a mal
É hora de fazer uma lavagem cerebral
Mas isso é compromisso seu
Eu nem vou me meter
Quem vai lavar a sua mente não sou eu
É você.  

www.letrasdemusicas.com

Após a reflexão feita com a leitura da música responda:

1. Na música há um problema social retratado desde o título, qual é esse problema? Comente sobre ele.

R:

 

2. De acordo com o texto, porque racismo é burrice? Comente.

R:

 

3. Qual é o sentido de “fazer uma lavagem cerebral” de acordo com a canção?

R:

 

4. De acordo com o texto qual deveria ser o papel da elite diante do racismo? Eles cumprem com esse papel?

R:

 

5. De acordo com a música, porque políticos e juízes não são discriminados?

R:

 

6. A sociedade em geral diz não ter preconceito, o que você acha dessa afirmação? Comente.

R:

 

7. De acordo com a música as criança têm preconceito?

R:

 

8. Você acha que racismo é uma herança cultural como diz na música? Comente.

R:

 

 

Parte II

Declaração Universal dos Direitos Humanos

Artigo 1

    Todos os homens nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem      agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade.

Artigo 2

    I) Todo o homem tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidos nesta Declaração sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição…

    Os artigos acima foram extraídos da Declaração Universal dos Direitos Humanos criada pela ONU em 1949, logo após a Segunda Guerra Mundial, em que morreram aproximadamente 60 milhões de pessoas, grande parte delas vitimadas pela intolerância, pela discriminação, pelo racismo. Crime bárbaro, hediondo e sem justificativa, qualquer prática que caracterize atos de exclusão, desrespeito aos direitos e as liberdades ou ainda atentado a dignidade humana deveria ser extirpado da face da terra. Não é o que acontece…

www.direitoshumanos.usp.br

 

Parte- III

Filme – Crash – No Limite

    O filme Crash – no limite foi grande vencedor do Oscar, ele é um exemplar relato de encontros e desencontros que acontecem no dia a dia  na vida das pessoas e que retratam o descaso, o preconceito, a mesquinharia e a premente intolerância contida na cabeça e no coração das pessoas. E não se digam imunes a situações como essas, todos estamos sujeitos a momentos em que nos percebemos discriminando alguém.

www.trabalhosfeitos.com

 

 

9Faça a leitura do trecho que trata da Declaração Universal dos Direitos Humanos e responda: Quais são os direitos humanos infringidos no filme? Explique com a cena que mais te emocionou.

R:

 

10. Comente uma cena do filme baseando-se no versículo a seguir:”Não julgueis para não serdes julgados”.

R:

 

11. Explique quais situações ocorridas no filme “Crash” mais lhe chamou a atenção (estereótipo, preconceito, racismo, assédio sexual)? Justifique sua resposta.

R:

 

12. Responda as questões a seguir de acordo com seu conhecimento e através de pesquisas:

a.Comente sobre passagens violentas, na história do mundo, consequentes de conflitos étnicos ou raciais.

R:

 

13. Qual lição de vida  você apreendeu com esse filme? Comente.

R:

 

14. Faça uma análise e comente sobre o que o filme Crash – No Limite tem em comum com a música “Racismo é burrice”.

R:

 

 

Por Rosiane Fernandes Silva

2 comentários

Mônica Arias 25 de março - 0:09

Olá, muito bom o plano de aula.
Muito grata pela publicação.

Responder
Mara Sacchitiello 23 de junho - 12:24

Excelente trabalho com a música do Gabriel O Pensador!!! Leva a discussão, reflexão e desenvolvimento da oralidade, escrita e senso crítico. Parabéns!!!

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