Início Atividades Atividade de português: Pronomes – 1º ano do ensino médio

Atividade de português: Pronomes – 1º ano do ensino médio

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de português, dirigida aos alunos do primeiro ano do ensino médio, sobre os pronomes. Vamos estudar os diferentes tipos de pronomes e as funções que eles desempenham no texto A Barbie, escrito por Rubem Alves? Então, responda às variadas questões propostas!

    Você pode baixar esta atividade de português em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Pronomes

Leia:

A Barbie

    Quem dá uma Barbie para uma criança, põe a criança numa arapuca sem saída. Porque, ao ter uma Barbie, ela ingressa no Clube das Meninas que têm Barbie. E as conversas, nesse clube, são assim: Eu tenho o chalé da praia da Barbie. Você não tem. Ao que a outra retruca: Não tenho o chalé, mas tenho o marido loiro da Barbie, que você não tem.

    Essa é a primeira lição que a inofensiva boneca de plástico ensina. Ensina a terrível fala do eu tenho, você não tem. A maldição das comparações. A maldição da inveja. Você deve conhecer alguns adultos que fazem esse jogo. Haverá coisa mais chata, mais burra e mais mesquinha? Ao dar uma Barbie de presente, é preciso que você saiba que a menina inevitavelmente aprenderá essa fala. (…)

    Mas há uma saída. E, para ela, procuro sócios. Vamos começar a produzir o próximo e definitivo complemento para a bruxa de plástico: urnas funerárias para a Barbie. Por vezes o feitiço só se quebra com o assassinato da feiticeira – por bonitinha que ela seja…

ALVES, Rubem. “Teologia do Cotidiano”. 1. ed. São Paulo: Editora Olho d’Água, 1994. p. 24-25.

 

Questões 

Questão 1 – No trecho “Quem dá uma Barbie para uma criança, põe a criança numa arapuca sem saída.”, o pronome sublinhado:

a) exprime uma indefinição.

b) introduz uma pergunta.

c) retoma um termo dito anteriormente.

d) indica uma pessoa do discurso.

 

Questão 2 – Observe atentamente as frases. Em seguida, assinale aquela em que o termo “que” não funciona como um pronome relativo:

a) “[…] mas tenho o marido loiro da Barbie, que você não tem.”

b) “Essa é a primeira lição que a inofensiva boneca de plástico ensina.”

c) “Você deve conhecer alguns adultos que fazem esse jogo.”

d) “Ao dar uma Barbie de presente, é preciso que você saiba […]”

 

Questão 3 – No segmento “E as conversas, nesse clube, são assim […]”, a palavra “nesse” é resultado da contração:

a) da preposição “de” com o pronome “esse”.

b) da preposição “a” com o pronome “esse”.

c) da preposição “em” com o pronome “esse”.

d) da preposição “per” com o pronome “esse”.

 

Questão 4 – Na oração “Você não tem.”, o pronome de tratamento destacado faz parte:

a) linguagem culta.

b) linguagem informal.

c) linguagem regional.

d) linguagem técnica.

 

Questão 5 – No fragmento “[…] por bonitinha que ela seja…”, o pronome pessoal “ela” refere-se:

a) “a criança”.

b) “a bruxa de plástico”.

c) “a Barbie”.

d) “a feiticeira”.

 

Questão 6 – Na frase “Você deve conhecer alguns adultos que fazem esse jogo.”, o pronome indefinido grifado desempenha a função sintática de:

a) sujeito.

b) complemento nominal.

c) adjunto adnominal.

d) predicativo do sujeito.

 

Questão 7 – Relacione, numerando conforme a indicação:

(1) Pronome interrogativo

(2) Pronome indefinido

(3) Pronome demonstrativo

(4) Pronome possessivo

 

(     ) Giovanna não desgruda de sua Barbie!

(     ) Quem deu uma Barbie à menina?

(     ) Havia muitas bonecas em seu quarto.

(     ) Já perdi as contas de quantas bonecas ela tem…

(     ) Esta é a criança que doou as suas bonecas!

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário