Atividade de português, voltada para os alunos do 1º ano do Ensino Médio, solicita a identificação do pronome oblíquo, empregado na referência aos protagonistas do filme, Medianeras – Buenos Aires na era do amor virtual, divulgado pelo texto.
Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Baixe esta atividade em:
- Word: Atividade de português: Pronome oblíquo – 1º ano do ensino médio – Modelo editável
- PDF: Atividade de português: Pronome oblíquo – 1º ano do ensino médio – Pronta para imprimir
- Gabarito: Atividade de português: Pronome oblíquo – 1º ano do ensino médio – Com resposta
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia este texto que nos conta sobre o filme Medianeras – Buenos Aires na era do amor virtual, 2010, dirigido por Gustavo Taretto:
Mariana, Martin e a cidade. Os dois vivem na mesma quadra, em apartamentos um de frente para o outro, mas nunca conseguem se encontrar. Eles se cruzam sem saber da existência um do outro. Ela sobe as escadas, ele desce as escadas; ela entra no ônibus, ele sai do ônibus. Eles frequentam os mesmos lugares, mas com algo que os separa. Eles sentam na mesma fileira em um cinema, mas a sala é escura. A cidade que os coloca juntos é a mesma que os separa. A arquitetura aparece como terceiro protagonista, como vilão e como metáfora de isolamento e falta de comunicação.
Disponível em: http://www.historiadasartes.com/. Acesso em: 28/08/16.
Questões
Questão 1 – Retoma-se os protagonistas do filme, por meio de um pronome oblíquo em:
a) “Os dois vivem na mesma quadra […]”
b) “[…] apartamentos um de frente para o outro […]”
c) “Ela sobe as escadas, ele desce as escadas […]”
d) “[…] mas com algo que os separa.”
Questão 2 – Registra-se uma análise do filme na passagem:
a) “Mariana, Martin e a cidade.”
b) “Eles se cruzam sem saber da existência um do outro.”
c) “Eles frequentam os mesmos lugares, mas com algo que os separa.”
d) “A arquitetura aparece […] como vilão e como metáfora de isolamento e falta de comunicação.”
Questão 3 – No segmento “Eles sentam na mesma fileira em um cinema, mas a sala é escura.”, a conjunção destacada estabelece entre os períodos uma relação de:
a) oposição
b) conclusão
c) adição
d) comparação
Questão 4 – Explique o emprego do ponto e vírgula no trecho “Ela sobe as escadas, ele desce as escadas; ela entra no ônibus, ele sai do ônibus.”.
R:
Questão 5 – Em “[…] mas a sala é escura.”, o termo destacado funciona sintaticamente como:
( ) adjunto adnominal
( ) complemento nominal
( ) predicativo do sujeito
Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.
As respostas estão no link acima do cabeçalho.