Início Atividades Atividade de português: Pronome oblíquo – 1º ano do ensino médio

Atividade de português: Pronome oblíquo – 1º ano do ensino médio

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de português, voltada para os alunos do 1º ano do Ensino Médio, solicita a identificação do pronome oblíquo, empregado na referência aos protagonistas do filme, Medianeras – Buenos Aires na era do amor virtual, divulgado pelo texto. 

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe esta atividade em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Leia este texto que nos conta sobre o filme Medianeras – Buenos Aires na era do amor virtual, 2010, dirigido por Gustavo Taretto:

    Mariana, Martin e a cidade. Os dois vivem na mesma quadra, em apartamentos um de frente para o outro, mas nunca conseguem se encontrar. Eles se cruzam sem saber da existência um do outro. Ela sobe as escadas, ele desce as escadas; ela entra no ônibus, ele sai do ônibus. Eles frequentam os mesmos lugares, mas com algo que os separa. Eles sentam na mesma fileira em um cinema, mas a sala é escura. A cidade que os coloca juntos é a mesma que os separa. A arquitetura aparece como terceiro protagonista, como vilão e como metáfora de isolamento e falta de comunicação.

Disponível em: http://www.historiadasartes.com/.  Acesso em: 28/08/16.

 

Questões

Questão 1 – Retoma-se os protagonistas do filme, por meio de um pronome oblíquo em:

a) “Os dois vivem na mesma quadra […]”

b) “[…] apartamentos um de frente para o outro […]”

c) “Ela sobe as escadas, ele desce as escadas […]”

d) “[…] mas com algo que os separa.”

 

Questão 2 – Registra-se uma análise do filme na passagem:

a) “Mariana, Martin e a cidade.”

b) “Eles se cruzam sem saber da existência um do outro.”

c) “Eles frequentam os mesmos lugares, mas com algo que os separa.”

d) “A arquitetura aparece […] como vilão e como metáfora de isolamento e falta de comunicação.”

 

Questão 3 – No segmento “Eles sentam na mesma fileira em um cinema, mas a sala é escura.”, a conjunção destacada estabelece entre os períodos uma relação de:

a) oposição

b) conclusão

c) adição

d) comparação

 

Questão 4 – Explique o emprego do ponto e vírgula no trecho “Ela sobe as escadas, ele desce as escadas; ela entra no ônibus, ele sai do ônibus.”.

R:

 

Questão 5 – Em “[…] mas a sala é escura.”, o termo destacado funciona sintaticamente como:

(     ) adjunto adnominal

(     ) complemento nominal

(     ) predicativo do sujeito

 

 

Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

As respostas estão no link acima do cabeçalho.

Deixe um Comentário