Atividade de português: Período – 8º ano

    Atividade de português, focada nos alunos do oitavo ano do ensino fundamental, sobre período. Que tal analisar os períodos no texto Por que o morcego é o único mamífero que voa? Para tanto, responda às questões propostas!

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia:

Por que o morcego é o único mamífero que voa?

    Para voar é necessário ter asas, não é mesmo De fato, os morcegos possuem uma membrana que une quatro dos cinco dedos do membro anterior, formando o patágio, que é o nome da asa do morcego. Em algumas espécies desse animal, o patágio se estende até as patas posteriores e se liga a cauda, formando uma grande superfície para o voo.

    Os morcegos têm de 15 centímetros a 2 metros de envergadura. Sua autonomia de voo é muito boa e se você acha que é só o beija-flor que consegue parar no ar, está muito enganado, porque o morcego também consegue!

Disponível em: <http://www.universidadedascriancas.org/>. (Com corte).

 

Questões

Questão 1 – O período “Para voar é necessário ter asas, não é mesmo” foi transcrito sem o sinal de pontuação que o fecha. Aponte-o:

(     ) .

(     ) !

(     ) ?

 

Questão 2 – No período “De fato, os morcegos possuem uma membrana que une quatro dos cinco dedos do membro anterior […]”, a expressão destacada desempenha função:

(     ) adjetiva.

(     ) adverbial.

(     ) conjuntiva.

 

Questão 3 – No período “Em algumas espécies desse animal, o patágio se estende até as patas posteriores e se liga a cauda, formando uma grande superfície para o voo.”, o termo “e” indica:

(     ) fatos que se somam.

(     ) fatos que se alternam.

(     ) fatos que se contradizem.

 

Questão 4 – O período “Os morcegos têm de 15 centímetros a 2 metros de envergadura.” é simples porque tem apenas uma oração, chamada de:

(     ) absoluta.

(     ) coordenada.

(     ) subordinada.

 

Questão 5 – No último período texto, o sujeito do verbo “está” aparece oculto. Identifique-o:

 

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: