Início Série8º ano Atividade de português: Período – 8º ano

Atividade de português: Período – 8º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de português, focada nos alunos do oitavo ano do ensino fundamental, visa ao estudo do período. Sabia que o período pode ser simples ou composto? Vamos aprender a diferenciá-los? Para isso, responda às questões que se referem ao texto Torradinha, em doces ou pura!

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe este exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                                                                                                             DATA:

PROF:                                                                                                                                                  TURMA:

NOME:

Leia:

Torradinha, em doces ou pura

    Apesar de ameaçada de extinção, a castanheira oferece aos seres humanos uma delícia apreciada em todo o mundo: a castanha-do-brasil. Ela é consumida pura, torrada ou em forma de farinha. Fica saborosa em doces e sorvetes e vai muito bem com chocolate.

    Por ser rica em proteínas, carboidratos e, principalmente, gorduras, é muito consumida pela população da Amazônia. Seu  óleo também é utilizado em produtos manufaturados e cosméticos. Além disso, a castanha é uma importante fonte de renda para muitas comunidades amazônicas.

Disponível em: <https://www.wwf.org.br>.

 

 

Questões

Questão 1 – Um período é simples quando contém apenas uma oração. Grife abaixo o período que se encaixa nessa regra:

“Fica saborosa em doces e sorvetes e vai muito bem com chocolate.”

“Além disso, a castanha é uma importante fonte de renda para muitas comunidades amazônicas.”

 

Questão 2 – O período que introduz o texto é encerrado com:

(     ) vírgula.

(     ) dois-pontos.

(     ) ponto-final.

 

Questão 3 – O período “Ela é consumida pura, torrada ou em forma de farinha.” foi construído:

(     ) na voz ativa.

(     ) na voz passiva.

(     ) na voz reflexiva.

 

Questão 4 – No período “Por ser rica em proteínas, carboidratos e, principalmente, gorduras, é muito consumida pela população da Amazônia.”, o trecho destacado indica:

(     ) uma causa.

(     ) uma finalidade.

(     ) uma consequência.

 

Questão 5 – No período “Seu óleo também é utilizado em produtos manufaturados e cosméticos.”, a conjunção sublinhada exprime a ideia de:

(     ) adição.

(     ) contraste.

(     ) conclusão.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário