Início Atividades Atividade de português: Objeto direto – 1º ano do Ensino Médio

Atividade de português: Objeto direto – 1º ano do Ensino Médio

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de português, dirigida aos alunos do primeiro ano do ensino médio, visa ao estudo do objeto direto. Você sabe quando um termo desempenha a função de objeto direto na frase? Vamos descobrir? As variadas questões propostas baseiam-se no texto Estimulantes, o alívio imediato.

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

 

    Faça o download deste exercício de português em:

 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:     

Leia:

Estimulantes, o alívio imediato

    Às vezes, o cansaço é tão grande que a vontade que dá é a de tirar um cochilo ali mesmo: na mesa do escritório, bem na frente do computador. Se os alimentos energéticos reduzem o cansaço físico, os estimulantes combatem a fadiga mental. Os principais representantes do gênero são o chá e o café. “Uma xícara de chá ou de café logo após a refeição não só melhora a digestão, como também proporciona um pique extra para enfrentar o período da tarde”, garante Tamara Mazaracki. Tanto o chá como o café são ricos em cafeína, um estimulante que reduz a fadiga e melhora a concentração. Mas, para algumas pessoas, três ou quatro xícaras de café por dia já são suficientes para causar efeitos prejudiciais ao organismo, como ansiedade e irritação. Na dúvida, vale a pena conferir: uma xícara de chá contém de 50 a 80 mg de cafeína, enquanto uma lata de refrigerante, de 40 a 75 mg. Uma xícara de café forte pode chegar a 200 mg da substância. Ao chá e café, a nutricionista Gisele Lemos acrescentaria o bom e velho chocolate. “Os alimentos estimulantes são considerados infalíveis porque proporcionam um revigoramento mental, quase instantâneo”, justifica. Já a nutricionista Letícia Pacheco recomenda o ainda pouco conhecido suco de clorofila. Vale lembrar que qualquer vegetal verde tem clorofila em sua composição. Por isso mesmo, a lista de opções é grande e inclui folhas de couve, talos de brócolis e hortelã. Você pode misturá-las com frutas, como limão, abacaxi ou laranja.

“Revista Viva Saúde”, número 76. Escala. p. 17.

 

Questões

Questão 1 – No período “Se os alimentos energéticos reduzem o cansaço físico, os estimulantes combatem a fadiga mental.”, os verbos precisam de complemento. Identifique:

a) o complemento do verbo “reduzir”:

 

b) o complemento do verbo “combater”:

 

Questão 2 – Os complementos, identificados acima, são chamados de objetos diretos porque:

(     ) não são regidos de preposição.

(     ) são regidos de preposição.

 

Questão 3 – Em todas as alternativas, os verbos em destaque exigem objetos diretos, exceto em:

a) “[…] a vontade que dá é a de tirar um cochilo ali mesmo […]”

b) “Uma xícara de chá ou de café logo após a refeição não só melhora a digestão […]”

c) “[…] como também proporciona um pique extra para enfrentar o período da tarde […]”

d) “Uma xícara de café forte pode chegar a 200 mg da substância.”

 

Questão 4 – Na frase “Já a nutricionista Letícia Pacheco recomenda o ainda pouco conhecido suco de clorofila.”, funciona como objeto direto:

a) “a nutricionista”

b) “Letícia Pacheco”

c) “o ainda pouco conhecido”

d) “suco de clorofila”

 

Questão 5 – No trecho “Ao chá e café, a nutricionista Gisele Lemos acrescentaria o bom e velho chocolate.”, o verbo “acrescentar” exigiu:

a) objeto direto

b) objeto indireto

c) objeto direto e indireto

d) nenhumas das opões anteriores

 

Questão 6 – Na passagem “Você pode misturá-las com frutas, como limão, abacaxi ou laranja.”, o pronome “las” funciona como:

a) objeto direto preposicionado

b) objeto indireto

c) objeto direto pleonástico

d) objeto direto

 

Questão 7 – Levando-se em consideração o contexto, o pronome “las” retoma:

R:

 

Questão 8 – Na oração “Às vezes, o cansaço é tão grande […]”, a parte em evidência desempenha a função sintática de:

a) predicativo do sujeito

b) predicativo do objeto

c) objeto direto

d) objeto indireto

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário