Início Série5º ano Atividade de português: Monossílabos tônicos acentuados – 5º ano

Atividade de português: Monossílabos tônicos acentuados – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de português, focada nos alunos do sétimo ano do ensino fundamental, sobre monossílabos tônicos acentuados. Vamos analisá-los no texto Contando estrelas? Para isso, responda às questões propostas! BNCC 5º ano: EF05LP02, EF05LP03 e EF05LP07.

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

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ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

“Contando estrelas”

    É dia e você mal consegue olhar para o sol forte e amarelo no céu azul. É noite e você _____ vários pontinhos brilhando no escuro. Não é bonito? Os astros sempre fascinaram os homens, que se dedicam desde os tempos primitivos à observação e ao entendimento deles. […]

    Os princípios básicos da astronomia – ciência que se ocupa da formação e do movimento dos corpos celestes – são conhecidos há seis mil anos. A importância dessa ciência para as primeiras civilizações funda-se no planejamento da agricultura. A observação dos astros mostrou ao homem que era possível fazer do céu um grande relógio: antecipando as mudanças de estação, os antigos estabeleciam as datas de plantio e colheita. Stonehenge, por exemplo, era um observatório pré-histórico situado na Inglaterra.

Juliana Rocha. Disponível em: <https://www.invivo.fiocruz.br/cienciaetecnologia/contando-estrelas/ (Fragmento).

 

Questões

Questão 1 – Identifique o trecho que contém um monossílabo tônico acentuado:

(     ) “[…] você mal consegue olhar para o sol forte […]”

(     ) “[…] são conhecidos há seis mil anos.”

(     ) “Stonehenge, por exemplo, era um observatório […]”

 

Questão 2 – No trecho identificado acima, o monossílabo tônico é acentuado porque:

(     ) termina em “a”.

(     ) termina em “e”.

(     ) termina em “o”.

 

Questão 3 – Complete o espaço com o verbo “ver” no tempo presente:

“É noite e você _____ vários pontinhos brilhando no escuro.”

 

Questão 4 – Justifique o acento no verbo que completou o espaço na questão anterior:

 

 

Questão 5 – Sublinhe o monossílabo tônico acentuado a seguir:

“[…] mostrou ao homem que era possível fazer do céu um grande relógio […]”

 

Questão 6 – Informe a regra que rege a acentuação do vocábulo sublinhado anteriormente:

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.

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