Início Série9º ano Atividade de português: Conjunções no texto sobre os planetas – 9º ano

Atividade de português: Conjunções no texto sobre os planetas – 9º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de português, voltada aos alunos do nono ano, visa ao estudo das conjunções. Vamos localizá-las e analisar as ideias que indicam no curioso texto Relâmpagos podem acontecer em outros planetas? Para isso, responda às questões propostas que exploram variadas conjunções! 

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

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ESCOLA:                                                          DATA:

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Relâmpagos podem acontecer em outros planetas

    Naves espaciais têm mostrado que a Terra não é o único planeta onde ocorrem relâmpagos. Em 1979, a nave Voyager 2 observou relâmpagos em Júpiter e em 2004 a nave Cassini observou relâmpagos em Saturno. Em ambos os casos, os relâmpagos parecem ser bem mais intensos do que aqueles na Terra. Há evidências de que existam relâmpagos em Urano e Netuno.

    Aparentemente, duas condições devem ser satisfeitas para que ocorram relâmpagos em outras atmosferas planetárias: a existência de partículas de diferentes tipos ou com diferentes propriedades (como temperatura), de modo que cargas opostas possam ser acumuladas em diferentes partículas, e significante separação espacial entre estas partículas carregadas.

    Outros locais no sistema solar podem conter relâmpagos, tais como Vênus e os satélites Io (o satélite mais interno de Júpiter) e Tritão (o maior satélite de Saturno), embora ainda não existam evidências conclusivas. Especula-se também que possam ter ocorrido relâmpagos no passado remoto de Marte, associado às erupções vulcânicas. Talvez o estudo dos relâmpagos em atmosferas radicalmente diferentes, como destes planetas, possa nos ajudar a compreender melhor as consequências de sua existência em nosso planeta.

Disponível em: <http://www.ebc.com.br>.

 

Questões

 

Questão 1 – Identifique a passagem em que uma conjunção indica uma comparação:

a) “Naves espaciais têm mostrado que a Terra não é o único planeta onde ocorrem relâmpagos.”

b) “[…] os relâmpagos parecem ser bem mais intensos do que aqueles na Terra.”

c) “Há evidências de que existam relâmpagos em Urano e Netuno.”

d) “Outros locais no sistema solar podem conter relâmpagos, tais como Vênus e os satélites […]”

 

Questão 2 – No trecho “[…] a existência de partículas de diferentes tipos ou com diferentes propriedades […]”, um vocábulo exerce a função de conjunção. Assinale-o:

a) “a”

b) “de”

c) “ou”

d) “com”

 

Questão 3 – Grife a conjunção que compõe este fragmento do texto:

 

“[…] duas condições devem ser satisfeitas para que ocorram relâmpagos em outras atmosferas planetárias […]”

 

A conjunção grifada introduz:

a) uma ressalva

b) uma condição

c) uma explicação

d) uma finalidade

 

Questão 4 – No segmento “[…] de modo que cargas opostas possam ser acumuladas em diferentes partículas […]”, a conjunção “de modo que” poderia ser substituída por:

a) assim que

b) posto que

c) de sorte que

d) contanto que

 

Questão 5 – Em “[…] embora ainda não existam evidências conclusivas.”, a conjunção “embora” aponta para um fato que:

a) se soma a outro.

b) é a causa de outro.

c) se conforma com outro.

d) se concede em oposição a outro.

 

Questão 6 – Levando-se em consideração a função identificada acima, a conjunção “embora” classifica-se como:

a) causal

b) concessiva

c) conformativa

d) adversativa

 

Questão 7 – O termo destacado é uma conjunção aditiva na frase:

a) “[…] e significante separação espacial entre estas partículas carregadas.”

b) “[…] (o satélite mais interno de Júpiter) […]”

c) “Especula-se também que possam ter ocorrido relâmpagos […]”

d) “[…] em atmosferas radicalmente diferentes, como destes planetas […]”

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

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