Início Série9º ano Atividade de português: Conjunções coordenativas – 9º ano

Atividade de português: Conjunções coordenativas – 9º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de português, focada nos alunos do nono ano do ensino fundamental, aborda conjunções coordenativas. Essas conjunções ligam orações independentes de sentido entre si! Vamos analisá-las no texto O fim-fim e cais-cais? Para tanto, responda às questões propostas!

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

O fim-fim e cais-cais

    Mas como identificar se a ave azul e amarela é um cais-cais ou um fim-fim? As principais diferenças entre essas duas aves estão no tamanho e na área de ocorrência.

    O fim-fim mede em torno de 9,5 centímetros, enquanto o cais-cais é maior, medindo 12,5 centímetros. Essa diferença, portanto, é quase imperceptível. No entanto, se você reparar com atenção, se dará conta de que no cais-cais a mancha amarela na fronte, região acima do bico, não se estende depois dos olhos, enquanto no fim-fim a mancha é mais extensa e geralmente ultrapassa a linha dos olhos. Outra diferença é que a mancha azul da garganta do cais-cais está restrita apenas a uma pequena área logo abaixo do bico. Já no fim-fim a mancha desce até quase o peito.

Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente>. (Fragmento com adaptação).

 

Questões 

Questão 1 – Grife a seguir a conjunção alternativa:

“Mas como identificar se a ave azul e amarela é um cais-cais ou um fim-fim?”

 

Questão 2 – Em “Essa diferença, portanto, é quase imperceptível.”, a conjunção exprime:

(     ) uma oposição.

(     ) uma conclusão.

(     ) uma explicação.

 

Questão 3 – Observe:

No entanto, se você reparar com atenção […]”

Cite uma conjunção com o mesmo sentido da que foi destacada nesse trecho:

 

Questão 4 – Na passagem “[…] a mancha é mais extensa e geralmente ultrapassa a linha dos olhos.”, há uma conjunção. Identifique-a:

 

 

Questão 5 – A conjunção identificada acima inicia uma oração chamada de:

(     ) absoluta.

(     ) coordenada.

(     ) subordinada.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário