Início Série9º ano Atividade de português: Conjunções – 9º ano

Atividade de português: Conjunções – 9º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de português, dirigida aos alunos do nono ano do ensino fundamental, aborda conjunções. Vamos analisá-las no texto Por que algumas pessoas são destras e as outras canhotas? Para tanto, responda às questões propostas!

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

Por que algumas pessoas são destras e as outras canhotas?

    Simplesmente porque elas “preferem” usar uma mão à outra. Nove entre dez pessoas optam pela mão direita, que é controlada pelo lado esquerdo do cérebro. Geralmente, essa “escolha” é feita quando o bebê ainda está na barriga da mãe. Dependendo de sua posição no útero, ele fica com um lado mais livre para se movimentar e se acostuma com isso. Escolher um lado dominante é importante para o ser humano. Assim, não temos que parar para pensar em qual mão vamos usar para abrir a porta ou qual pé vamos chutar a bola, pois o cérebro faz essa escolha automaticamente. Aliás, poucos sabem, mas nós também temos um olho e um ouvido “preferido”, ou dominante.

Disponível em: <https://www.guiadoscuriosos.com.br/>. (Com adaptação).

 

Questões 

Questão 1 – Aponte o trecho que contém uma conjunção:

(     ) “Simplesmente porque elas ‘preferem’ usar uma mão à outra.”

(     ) “Nove entre dez pessoas optam pela mão direita, que é controlada pelo lado esquerdo […]”

(     ) “Escolher um lado dominante é importante para o ser humano.”

 

Questão 2 – Em “Dependendo de sua posição no útero, ele fica com um lado mais livre para se movimentar e se acostuma com isso.”, há uma conjunção. Identifique-a:

 

 

Questão 3 – A conjunção identificada acima inicia uma oração, chamada de:

(     ) absoluta.

(     ) coordenada.

(     ) subordinada.

 

Questão 4 – O segmento “Assim, não temos que parar para pensar em qual mão vamos usar para abrir a porta ou qual pé vamos chutar a bola […]” apresenta uma conjunção:

(     ) alternativa.

(     ) explicativa.

(     ) conclusiva.

 

Questão 5 – Sublinhe a conjunção adversativa a seguir:

“Aliás, poucos sabem, mas nós também temos um olho e um ouvido ‘preferido’, ou dominante.”

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário