Início Atividades Atividade de português: Conjunção adversativa – 1º ano do ensino médio

Atividade de português: Conjunção adversativa – 1º ano do ensino médio

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de português, dirigida aos alunos do 1º ano do Ensino Médio, propõe o estudo da conjunção adversativa, por meio de texto sobre a ONG “Turma do Bem”.

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

 

    Faça o download desta atividade em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Leia este texto sobre a ONG “Turma do Bem”:

    Em 2009, sentindo dor, Taís procurou um dentista. Mas a experiência seria traumática. Em vez de diagnóstico e tratamento, ao fim da consulta recebeu a recomendação de buscar ajuda no hospital. “Chegando lá, falaram que eu tinha uma infecção. Que a dentista tinha aberto o meu dente e não tinha fechado, o que piorou o meu problema”, lembra. A jovem, então com 15 anos, ficou um mês internada. Perdeu seis quilos. Curada de infecção, ela ainda precisava tratar o canal. Foi aí que ela se lembrou de Daniel Salles, dentista da “Turma do Bem”, que cuidava de sua irmã. “Meu nome estava na lista de espera da ONG. Como o tratamento da minha irmã já estava terminando, entrei no lugar dela”, diz. Além de curar o dente que deu início à saga, Taís tratou cáries e pôs aparelho. “Tenho mais autoestima, as pessoas falam que eu estou mais bonita”, conta a jovem, orgulhosa do seu novo sorriso.

Revista “Todos”, dez/jan. 2017, p. 50.  

 

Questão 1 – Em todas as alternativas, os termos sublinhados referem-se à Taís, exceto em:

a) “A jovem, então com 15 anos, ficou um mês internada.”

b) “Curada de infecção, ela ainda precisava tratar o canal.”

c) “[…] que cuidava de sua irmã.”

d) “[…] entrei no lugar dela”.

 

Questão 2 – “Em 2009, sentindo dor, Taís procurou um dentista. Mas a experiência seria traumática.”. Identifique:

a) a conjunção presente no trecho acima selecionado:

 

b) a ideia expressa pela conjunção identificada:

 

 

Questão 3 – No trecho “Que a dentista tinha aberto o meu dente e não tinha fechado […]”, a conjunção “e” indica a ideia de adição? Explique:

 

 

Questão 4 – Na passagem “[…] Daniel Salles, dentista da “Turma do Bem”, que cuidava de sua irmã.”, a parte destacada funciona sintaticamente como:

a) vocativo

b) aposto

c) predicativo do sujeito

d) adjunto adnominal

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário