Atividade de português, indicada para alunos do segundo ano do ensino médio. A atividade traz o gênero textual letra de música (SE do Djavan) para o aluno fazer a análise da morfologia. É importante diversificarmos os gêneros textuais para nosso aluno não ler apenas os literários e jornalísticos. Isso ajuda o aluno a se acostumar com textos cobrados no ENEM. Bom trabalho, professor(a) ! 😉 😉 😉
Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Baixe esta tarefa de português em:
- Word: Atividade de Português: Classes gramaticais – 2º ano do ensino médio – Modelo editável
- PDF: Atividade de Português: Classes gramaticais – 2º ano do ensino médio – Pronta para imprimir
- Gabarito: Atividade de Português: Classes gramaticais – 2º ano do ensino médio – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Faça a análise morfológica a partir do texto abaixo:
SE (Djavan)
Você disse que não sabe se não
Mas também não tem certeza que sim
Quer saber?
Quando é assim, deixa vir do coração
Você sabe que eu só penso em você
Você diz que vive pensando em mim
Pode ser, se é assim
Você tem que largar a mão do não
Soltar essa louca, arder de paixão
Não há como doer pra decidir
Só dizer sim ou não
Mas você adora um se
Eu levo a sério, mas você disfarça
Você me diz à beça e eu nessa de horror
E me remete ao frio que vem lá do sul
Insiste em zero a zero e eu quero um a um
Sei lá o que te dá, não quer meu calor
São Jorge, por favor, me empresta o dragão
Mais fácil aprender japonês em braile
Do que você decidir se dá ou não.
(https://www.letras.mus.br/djavan/69400/)
A partir da leitura da letra da música de Djavan, analise a classe gramatical de algumas palavras:
1) No primeiro trecho “Você disse que não sabe se não (…)”, a palavra destacada é, de acordo com a morfologia:
a) conjunção integrante.
b) conjunção coordenada.
c) conjunção subordinada.
d) pronome relativo.
e) pronome de tratamento.
2) No primeiro trecho “Mas você adora um se”, a palavra destacada é, de acordo com o contexto:
a) um adjetivo.
b) um advérbio.
c) palavra substantivada.
d) palavra derivada de adjetivo.
e) um verbo.
3) As palavras em destaque no trecho, “Eu levo a sério, mas você disfarça”, são respectivamente:
a) conjunção e preposição.
b) duas conjunções.
c) duas preposições.
d) artigo definido e conjunção.
e) preposição e conjunção.
4) As palavras do trecho “Mais fácil aprender japonês em braile” são, na ordem em que aparecem:
a) advérbio – adjetivo – substantivo – verbo – preposição – substantivo.
b) advérbio – adjetivo – preposição – verbo – preposição – substantivo.
c) conjunção – adjetivo – substantivo – verbo – preposição – substantivo.
d) advérbio – adjetivo – verbo – substantivo – preposição – substantivo.
e) advérbio – verbo – substantivo – verbo – preposição – conjunção.
BOA ATIVIDADE!
Por André Tarragô Martins – professor de ensino médio e fundamental de Língua Portuguesa e Mestre em Letras na área de Linguagem, Interação e Processos de Aprendizagem. Além disso, é músico e jornalista. Atua em pré-vestibulares, pré-concursos, aulas particulares, elaboração de provas de concursos e é criador de conteúdo para o Portal www.acessaber.com.br