Início Série9º ano Atividade de português: Advérbios de intensidade – 9º ano

Atividade de português: Advérbios de intensidade – 9º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de português, direcionada aos alunos do nono ano do ensino fundamental, aborda advérbios de intensidade. Que tal analisá-los no texto Você viu o cometa? Para isso, responda às questões propostas!

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

Você viu o cometa?

    Um cometa pode aparecer mais de uma vez para os habitantes da Terra. Por isso, a primeira pergunta que os cientistas fazem quando registram um cometa perto do Sol é: será que é a primeira vez que esse cometa aparece?

    Na verdade, o registro de um cometa não é nada fácil. Para entender como funciona uma descoberta dessas, vamos pensar no seguinte: o objeto mais aparente que pode ser observado a olho nu, em condições de visibilidade excelentes (o que é normalmente muito difícil de se obter), seria milhares de vezes mais brilhante do que um cometa. Além disso, a distância da Terra deve ser levada em conta, pois enxergar um objeto desses desafia o poder de observação dos telescópios.

Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 252.
Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.

 

Questões

Questão 1 –  No trecho “Na verdade, o registro de um cometa não é nada fácil.”, há um advérbio de intensidade. Identifique-o:

 

 

Questão 2 – Em “Para entender como funciona uma descoberta dessas […]”, “como” é:

(     ) preposição.

(     ) advérbio de modo.

(     ) advérbio de intensidade.

 

Questão 3 – Grife o advérbio de intensidade a seguir:

 “[…] o objeto mais aparente que pode ser observado a olho nu, em condições de visibilidade excelentes […]”

 

Questão 4 – Na passagem “[…] (o que é normalmente muito difícil de se obter) […]”, o advérbio “muito” intensifica o sentido de:

(     ) um verbo.

(     ) um adjetivo.

(     ) um advérbio.

 

Questão 5 – O advérbio de intensidade, usado na passagem acima, poderia ser substituído por:

(     ) “meio”.

(     ) “bastante”.

(     ) “completamente”.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário