Atividade de português, dirigida aos alunos do nono ano do ensino fundamental, aborda os advérbios de intensidade. Vamos estudar os termos que modificam o sentido de verbos, adjetivos e advérbios, indicando intensidade? Para tal, responda às questões com base no texto 11 de julho – Dia do Mestre de Banda!
Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download deste exercício de português em:
- Word: Atividade de português: Advérbios de intensidade – 9º ano – Com respostas
- PDF: Atividade de português: Advérbios de intensidade – 9º ano – Para imprimir
- Gabarito: Atividade de português: Advérbios de intensidade – 9º ano – Com respostas
- Imagem: Página 1
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
11 de julho – Dia do Mestre de Banda
Como eu gosto de ver um concurso de bandas! Os músicos são bem ensaiados e tomam muito cuidado para não errar nenhuma nota. Mas, para tocar assim, eles precisam de um maestro, ou melhor, de um mestre de banda, que é a pessoa que organiza os músicos, seleciona o repertório musical e cuida de cada detalhe para que tudo saia do jeitinho que deve ser. Antigamente, muitas escolas tinham bandas, ensaiavam e se apresentavam em desfiles e concursos. Hoje em dia, é mais raro encontrar escolas que mantenham uma banda de alunos, mas ainda é possível achar alguns concursos e apresentações. Esses dias, por exemplo, assisti à apresentação da banda dos bombeiros da minha cidade. Eles tocaram músicas tão lindas que eu até fiquei com vontade de ser um mestre de banda.
Disponível em: <http://meninomaluquinho.educacional.com.br>.
Questões
Questão 1 – Em “Como eu gosto de ver um concurso de bandas!”, o “Como” é:
( ) um advérbio que indica intensidade.
( ) uma conjunção que indica uma comparação.
( ) uma preposição que indica uma exemplificação.
Questão 2 – No segundo período do texto, há um advérbio de intensidade. Identifique-o:
( ) “bem”
( ) “muito”
( ) “nenhuma”
Questão 3 – No segmento “Hoje em dia, é mais raro encontrar escolas […]”, o advérbio de intensidade “mais” modifica o sentido:
( ) do verbo “é”.
( ) do adjetivo “raro”.
( ) do verbo “encontrar”.
Questão 4 – Sublinhe o advérbio de intensidade que compõe este trecho:
“Eles tocaram músicas tão lindas que eu até fiquei com vontade de ser um mestre de banda.”
Questão 5 – No trecho presente na questão acima, o advérbio sublinhado intensifica o sentido de um adjetivo que exprime:
( ) um estado
( ) um atributo
( ) um modo de ser
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.