Início Série9º ano Atividade de português: Advérbios de intensidade – 9º ano

Atividade de português: Advérbios de intensidade – 9º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de português, dirigida aos alunos do nono ano do ensino fundamental, aborda os advérbios de intensidade. Vamos estudar os termos que modificam o sentido de verbos, adjetivos e advérbios, indicando intensidade? Para tal, responda às questões com base no texto 11 de julho – Dia do Mestre de Banda!

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download deste exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                           DATA:

PROF:                                                                TURMA:

NOME:

Leia:

11 de julho – Dia do Mestre de Banda

    Como eu gosto de ver um concurso de bandas! Os músicos são bem ensaiados e tomam muito cuidado para não errar nenhuma nota. Mas, para tocar assim, eles precisam de um maestro, ou melhor, de um mestre de banda, que é a pessoa que organiza os músicos, seleciona o repertório musical e cuida de cada detalhe para que tudo saia do jeitinho que deve ser. Antigamente, muitas escolas tinham bandas, ensaiavam e se apresentavam em desfiles e concursos. Hoje em dia, é mais raro encontrar escolas que mantenham uma banda de alunos, mas ainda é possível achar alguns concursos e apresentações. Esses dias, por exemplo, assisti à apresentação da banda dos bombeiros da minha cidade. Eles tocaram músicas tão lindas que eu até fiquei com vontade de ser um mestre de banda.

Disponível em: <http://meninomaluquinho.educacional.com.br>.

 

Questões

Questão 1 – Em “Como eu gosto de ver um concurso de bandas!”, o “Como” é:

(     ) um advérbio que indica intensidade.

(     ) uma conjunção que indica uma comparação.

(     ) uma preposição que indica uma exemplificação.

 

Questão 2 – No segundo período do texto, há um advérbio de intensidade. Identifique-o:

(     ) “bem”

(     ) “muito”

(     ) “nenhuma”

 

Questão 3 – No segmento “Hoje em dia, é mais raro encontrar escolas […]”, o advérbio de intensidade “mais” modifica o sentido:

(     ) do verbo “é”.

(     ) do adjetivo “raro”.

(     ) do verbo “encontrar”.

 

Questão 4 – Sublinhe o advérbio de intensidade que compõe este trecho:

“Eles tocaram músicas tão lindas que eu até fiquei com vontade de ser um mestre de banda.”

 

Questão 5 – No trecho presente na questão acima, o advérbio sublinhado intensifica o sentido de um adjetivo que exprime:

(     ) um estado

(     ) um atributo

(     ) um modo de ser

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário