Atividade de português, dirigida aos alunos do oitavo ano do ensino fundamental, sobre advérbios de intensidade. Vamos analisá-los no texto Meteoroides, meteoros e meteoritos? Para tal, responda às questões propostas!
Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download desse exercício de português em:
- Word: Atividade de português: Advérbios de intensidade – 8º ano – Modelo editável
- PDF: Atividade de português: Advérbios de intensidade – 8º ano – Para imprimir
- Gabarito: Atividade de português: Advérbios de intensidade – 8º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Meteoroides, meteoros e meteoritos?
Todos são pedras e pedrinhas que vagueiam pelo espaço. Para a Organização Internacional de Meteoros, os meteoroides são corpos celestes bem menores que os asteroides e muito maiores que um átomo ou molécula. Ao entrar na atmosfera da Terra, o meteoroide entra em atrito com o ar e vira uma bola de fogo, sendo, então, chamado de meteoro e também de “estrela cadente”. Se não for destruído pelo atrito e cair na Terra, um meteoro ganha o nome de meteorito e pode ser estudado, sendo capaz de nos revelar dados novos sobre, por exemplo, a formação do sistema solar. Por isso, é tão valioso.
Revista “Ciência Hoje das Crianças”.
Edição 276. Disponível em:
<http://capes.cienciahoje.org.br>.
Questões
Questão 1 – No fragmento abaixo, há dois advérbios de intensidade. Grife-os:
“Para a Organização Internacional de Meteoros, os meteoroides são corpos celestes bem menores que os asteroides e muito maiores que um átomo ou molécula.”
Questão 2 – Os advérbios de intensidade grifados compõem:
( ) uma conclusão.
( ) uma justificativa.
( ) uma comparação.
Questão 3 – Identifique o segmento que contém um advérbio de intensidade:
( ) “[…] o meteoroide entra em atrito com o ar e vira uma bola de fogo […]”
( ) “[…] um meteoro ganha o nome de meteorito e pode ser estudado […]”
( ) “Por isso, é tão valioso.”
Questão 4 – No segmento identificado acima, o advérbio intensifica o sentido de:
( ) um verbo.
( ) um adjetivo.
( ) um advérbio.
Questão 5 – Pode-se observar que os advérbios de intensidade, assim como os demais advérbios, são:
( ) invariáveis.
( ) variáveis em gênero.
( ) variáveis em número.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.