Atividade de português, dirigida aos alunos do sétimo ano, sobre acentuação. Vamos analisar os vocábulos acentuados no texto Figos e vespas: um exemplo de mutualismo? Para tanto, responda às questões propostas! BNCC 7º ano: EF07LP01, EF07LP05 e EF07LP07.
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Figos e vespas: um exemplo de mutualismo
Você já viu uma abelha voando de flor em flor em busca de néctar para se alimentar? Abelhas e outros insetos levam grãos de pólen (elemento reprodutivo masculino) de uma planta a outra. A transferência de pólen – chamada polinização – é necessária para que as flores se desenvolvam em frutos, que ___________ sementes que podem gerar outras plantas. A polinização é um exemplo de mutualismo, um tipo de relação ecológica em que todos os envolvidos são beneficiados. Nesse tipo de mutualismo, os animais obtêm alimento e as plantas se reproduzem.
Disponível em: <https://www.invivo.fiocruz.br/biodiversidade/figos-e-vespas/>. (Fragmento).
Questões
Questão 1 – Observe:
“Você já viu uma abelha voando de flor em flor em busca de néctar para se alimentar?”
Aponte o monossílabo tônico acentuado presente nesse trecho:
( ) “Você”.
( ) “já”.
( ) “néctar”.
Questão 2 – Em “Abelhas e outros insetos levam grãos de pólen […] de uma planta a outra.”, há um vocábulo paroxítono acentuado. Justifique essa acentuação:
Questão 3 – Complete o espaço com “contem” ou “contêm”:
“[…] em frutos, que ___________ sementes que podem gerar outras plantas.”
Questão 4 – Acentua-se o vocábulo “ecológica” porque ele é:
( ) proparoxítono.
( ) oxítono terminado em “a”.
( ) monossílabo tônico terminado em “a”.
Questão 5 – Identifique no texto outros vocábulos acentuados pela mesma razão gramatical, apresentada na questão anterior:
Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.