Atividade de Literatura, proposta a alunos do primeiro ao terceiro ano do ensino médio, sobre versos, estrofes e rimas. Esta atividade de português contém questões sobre identificação de esquema de rima, classificação das estrofes quanto ao número de versos, análise de poema e produção de poema, com tema livre.
Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronto para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Baixe este exercício de português em:
- Word: Atividade de literatura: Versos, estrofes e rimas – 1º ao 3º ano do ensino médio – Modelo editável
- PDF: Atividade de literatura: Versos, estrofes e rimas – 1º ao 3º ano do ensino médio – Pronta para imprimir
- Gabarito: Atividade de literatura: Versos, estrofes e rimas – 1º ao 3º ano do ensino médio – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
LITERATURA – VERSOS, ESTROFES E RIMAS
VERSO: Cada linha de um poema.
ESTROFE: Conjunto de versos separados por um espaço.
CLASSIFICAÇÃO QUANTO AO NÚMERO DE VERSOS POR ESTROFE | |||
MONÓSTICO | 6 VERSOS | SEXTILHA | |
DÍSTICO | 7 VERSOS | SÉTIMA | |
TERCETO | 8 VERSOS | OITAVA | |
QUADRA | 9 VERSOS | NONA | |
QUINTILHA | 10 VERSOS | DÉCIMA |
METRO- Os versos classificam-se quanto ao número de silabas métricas.
CLASSIFICAÇÃO QUANTO AO NÚMERO DE SÍLABAS | |||
Monossílabo | 7 sílabas | Heptassílabo ou Redondilha maior | |
Dissílabo | 8 sílabas | octossílabo | |
Trissílabo | 9 sílabas | eneassílabo | |
Tetrassílabo ou quadrissílabo | 10 sílabas | decassílabo | |
Pentassílabo ou redondilha menor | 11 sílabas | hendecassílabo | |
hexassílabo | 12 sílabas | Dodecassílabo ou verso alexandrino | |
12 sílabas | Verso livre |
Rima: A rima é a correspondência de sons em um poema. Os versos que rimam chamam-se versos rimados. Os versos que não rimam chamam-se versos soltos ou brancos.
Observe a classificação quanto à posição da rima em uma estrofe:
Rima cruzada- Os versos rimam alternadamente.
A cobra foi cobrar as contas a
Que ela tinha que cobrar b
Eram tantas, tantas contas, a
Todas contas de um colar. b
Rima emparelhada –Os versos rimam dois a dois.
Não me olhe de lado a
que eu não sou melado. a
Não me olhe de banda b
que eu não sou quitanda. b
Rima interpolada –Os versos que rimam estão separados por dois ou mais versos que terminam de forma diferente.
Mas onde andará a
Que não o vi? b
Nas águas de Lambari b
Nos reinos de Canadá? a
Dependendo da escolha das palavras as rimas podem ser denominadas em pobre, ricas, raras ou preciosas. Observe os exemplos abaixo:
Rima pobre – Quando as palavras que rimam pertencem a mesma classe gramatical. No exemplo ao lado todas as palavras são substantivos.
Uma pulga no cambito a
deu um pulo, virou cabrito a
Uma pulga na poupança b
deu um pulo e foi à França . b
[…]As aventuras da Pulga- Elias José
Rima rica: Quando as palavras que rima pertencem a classes gramaticais diferentes. Exemplo:mundo – substantivo, rodava – verbo.
A ciranda rodava no meio do mundo, a
No meio do mundo a ciranda rodava. b
E quando a criança passava um segundo, a
Um grilo, sozinho no mundo, cantava… b
Rima Rara –Rima obtida com palavras que permitem poucas rimas, porque não há muitos vocábulos que permitem a aproximação sonora. Como no exemplo ao lado em que a palavra Elêusis não permite muita combinação sonora, salvo com a palavra deuses.
Argila – Raul Leoni
Nascemos um para o outro, dessa argila
De que são feitas as criaturas raras;
Tens legendas pagãs nas carnes claras
E eu tenho a alma dos faunos na pupila…
Às belezas heroicas te comparas
E em mim a luz olímpica cintila,
Gritam em nós todas as nobres taras
Daquela Grécia esplêndida e tranquila…
É tanta a glória que nos encaminha
Em nosso amor de seleção, profundo,
Que (ouço ao longe o oráculo de Elêusis)
Se um dia eu fosse teu e fosses minha,
O nosso amor conceberia um mundo
E do teu ventre nasceriam deuses…
http://www.casadobruxo.com.br/poesia/r/argila.htm
Rimas mistas ou misturadas- São aquelas que não seguem uma “esquematização regular”, ou seja, não possuem esquema fixo.
Meninas de bicicleta a
Que fagueiras pedalais b
Quero ser vosso poeta! a
Ó transitórias estátuas c
Esfuziantes de azul d
Louras com peles mulatas c
Princesas da zona sul d
Balada das meninas de bicicleta ( Vinícius de Moraes)
As rimas também podem ser internas, ou seja, ocorrem no interior dos versos. Exemplo:
Admirável gado novo- Zé Ramalho
Vocês que fazem parte dessa massa
Que passa nos projetos do futuro
É duro tanto ter que caminhar
E dar muito mais do que receber
E ter que demonstrar sua coragem
À margem do que possa parecer
E ver que toda essa engrenagem
Já sente a ferrugem lhe comer
Ê, ô, ô, vida de gado
Povo marcado, ê!
Povo feliz!
Ê, ô, ô, vida de gado
Povo marcado, ê!
Povo feliz!
https://www.letras.mus.br/ze-ramalho/49361/
Atividades
1) Pesquise: 2 poemas ou 2 músicas, em seguida, identifique o esquema de rimas utilizado pelo autor/compositor. Após , faça a classificação das estrofes quanto ao número de versos em cada texto.
2) Produza um poema com tema livre, a escolha quanto ao número de versos em cada estrofe e o tipo de rima fica a seu critério, porém ao socializar com a turma você deverá explanar suas escolhas.
Leia o poema a seguir:
Sobre as ambições
Só
de pó
Deus o fez
Mas ele, em vez
De se transformar
Quis ser sol, quis ser mar,
e ser céu… __ ser tudo, enfim!
Mas nada pôde!E foi assim
Que se pôs a chorar de furor…
Mas___ah!___foi sobre a sua própria dor
Que as lágrimas tristes rolaram. E o pó
molhado, ficou sendo lodo___e lodo só!
Guilherme de Almeida. Meus versos mais queridos, pág. 64. Rio de Janeiro: Ediouro, 1984.
3) Qual é o tema proposto no poema?
4) Reflita qual o significado da palavra só no poema? Essa palavra pode representar fases da nossa vida? Quais?
5) Observe a disposição e a quantidade de palavras em cada verso do poema, após faça um paralelo com o título. Em seguida, responda o que aumento do número de palavras sugere em relação a ambição humana?
6) Agora é a sua vez de criar releituras de poemas. Para tanto complete as lacunas dos textos com palavras que deem sentido e que rimam. Após faça a classificação das rimas criadas. Atenção, após terminar a atividade você pode pesquisar o poema original.
a) Troco um passarinho na gaiola
Por um gavião_____________
Troco um passarinho na gaiola
Por uma gaivota ___________
Classificados poéticos- Roseana Murray
b) Pão mole logo se engole
O pão torrado é __________
O pão duro eu não aturo
O pão de forma é _________
Pão,pão…queijo,queijo – Ciça
c) O mundo é grande e_________
Nesta janela sobre o mar
O mar é grande e __________
Na cama e no colchão ____________
O mundo é grande – Carlos Drummond de Andrade
d) Onde está o rato
Que se escondeu no___________?
Onde estará o meu ____________
Que escondi perto ______________?
Tolas perguntas – Elias José
e) Um passarinho me ________
Que a ostra é muito__________
Que a cobra é muito__________,
Que a arara é _______________
E que o leão marinho e a_________
Xô, xô, passarinho, chega de____________!
O que disse o passarinho- José Paulo Paes
Por Rosiane Fernandes Silva
Graduada em Letras