Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do nono ano do ensino fundamental. Trata-se de um texto junto a uma charge mostrando a relação entre cidade e portadores de deficiência física. A partir desses textos, abordam-se perguntas acerca desse assunto de relevância social. Bom trabalho, professor(a)! 😉 😉 😉
Baixe esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça download deste exercício de português em:
- Word: Interpretação de texto: Sobre Deficiência e Acessibilidade – 9º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Sobre Deficiência e Acessibilidade – 9º ano – Pronta para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Sobre Deficiência e Acessibilidade – 9º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Acessibilidade, Inclusão Social e Desenho Universal: Tudo a Ver
“A acessibilidade é um direito, não um privilégio”, William Loughborough.
Como definir “acessibilidade”?
O dicionário nos diz que “acessibilidade” é um substantivo que denota a qualidade de ser acessível; “acessível”, por sua vez, é um adjetivo que indica aquilo a que se pode chegar facilmente; que fica ao alcance. Na área da Deficiência, quando este termo começou a ser utilizado, estava restrito ao ambiente construído e designava a eliminação de barreiras arquitetônicas. Na verdade, a expressão mais frequentemente usada era “eliminação de barreiras”, pois ficava subentendido que a pessoa se referia às barreiras arquitetônicas.
A sensação que as pessoas tinham (tanto as pessoas com deficiência quanto familiares, amigos e profissionais) era muito negativa: a cidade era vista como um lugar perigoso, cheio de armadilhas e obstáculos a serem enfrentados, que requeriam disposição e paciência, todo dia. Nada era fácil, nada era possível. A ilustração de Ricardo Ferraz traduz brilhantemente a percepção e o sentimento dessa época.
( Retirado de http://apnendenovaodessa.blogspot.com.br/2011/05/como-definir-acessibilidade.html)
RESPONDA ÀS PERGUNTAS A PARTIR DO TEXTO:
As respostas devem ser:
– legíveis
– à caneta
– completas
1) A partir da leitura do texto e do desenho em questão o que você entende por acessibilidade?
R:
2) Segundo o dicionário Aulete, arquitetura é a “Arte e técnica de projetar espaços e edificações adequados a vivências e atividades humanas”. Como você define o que autor quis dizer com “barreiras arquitetônicas”?
R:
3) O autor utilizou parênteses no segundo parágrafo. Qual a função deles na construção de sentido nesta parte do texto?
R:
4) Você acha que a cidade em que vive possui acessibilidade para pessoas de determinadas deficiências em geral? Independentemente de sua resposta for positiva ou negativa, comente brevemente sobre sua percepção disso.
R:
5) Na ilustração, o advérbio “NÃO” está escrito bem grande. O que ele representa na verdade além do valor de negação para o desenho como um todo?
R:
Por André Tarragô Martins – professor de ensino médio e fundamental de Língua Portuguesa e Mestre em Letras na área de Linguagem, Interação e Processos de Aprendizagem. Além disso, é músico e jornalista. Atua em pré-vestibulares, pré-concursos, aulas particulares, elaboração de provas de concursos e é criador de conteúdo para o Portal www.acessaber.com.br
2 comentários
pal no seu cu dinheiro no meu bouso
Seu textos são excelente e me ajudaram muito