Início Série7º ano Atividade de história: Crise do Império – 7º ano

Atividade de história: Crise do Império – 7º ano

por Equipe acessaber

    Atividade de história, direcionada aos alunos do sétimo ano do ensino fundamental, com questões desenvolvidas sobre a crise do Império no Brasil.

    Você pode baixar esta tarefa de história em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de história em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

 

Crise do Império

1) Na década de 1870, consolidou-se um conjunto de transformações que levou à crise do sistema monárquico no Brasil. Dentre os elementos abaixo, aquele que justifica a afirmativa é:
a) A criação dos partidos conservador e liberal, rompendo a unidade política existente em torno do Poder Moderador
b) O desenvolvimento gradativo, porém contínuo, da burguesia industrial que desde 1840 assumia o controle dos gabinetes ministeriais
c) O crescimento do setor cafeeiro do Vale do Paraíba, que se viu em condições de ocupar um maior espaço político com a proclamação da República
d) A afirmação de princípios federalistas e do positivismo, os quais, embora em lados opostos, colocaram em questão posições políticas defendidas pela monarquia brasileira

 

2) A questão republicana já estava sendo colocada, como uma alternativa para o Brasil, desde o período colonial. No entanto, é só a partir de 1870 com o lançamento do Manifesto Republicano que esta ideia passa a tomar corpo influenciado por dois importantes setores da sociedade brasileira. Que aliança possibilitou a instalação da República no Brasil?
a) Aliança entre o alto comando militar que desde a guerra do Paraguai vem lutando por mais espaço político e os Cafeicultores, principalmente, do oeste paulista que já percebiam a importância da mudança do sistema político, bem como a mudança do regime de trabalho.
b) Aliança entre Senhores de Engenho, revoltados com a política imperial e os Camponeses cansados da exploração e dos altos impostos.
c) Aliança entre Mineradores cansados da política da derrama e Cafeicultores em busca de mais mão de obra escrava para suas lavouras.
d) Aliança entre Cafeicultores do vale do Paraíba que eram contrários à escravidão e os Senhores de Engenho do Nordeste que comungavam das mesmas ideias.
e) Aliança entre Militares de baixa patente que se rebelam contra os maus tratos da caserna e Operários influenciados pelas ideias socialistas.

 

3) A Revolução Praieira, como lembra o historiador Caio Prado Júnior, foi o último suspiro de vida do liberalismo radical no Brasil dos oitocentos, encerrando, portanto,
a fase de intensa agitação social iniciada no Período Regencial. Desse momento até a década que antecede a República, o perfil político do Brasil caracterizou-se pelo(a):
a) Revezamento político entre os restauradores e conservadores, que buscavam ajustar os interesses dos grandes proprietários rurais escravistas aos da
monarquia.
b) Revezamento político entre liberais e conservadores, que buscavam atenuar os conflitos e acentuar a reciprocidade de interesses entre o governo e os partidos.
c) Constante conciliação entre o poder moderador e os conservadores, afastando o partido liberal, que pleiteava reformas econômico-sociais.
d) Conciliação entre liberais e conservadores, que se alternavam no poder, como forma de afastar o governo monárquico das decisões políticas.
e) Distensão entre os partidos conservador e liberal, pois o último passou a defender a extinção do poder moderador, da escravidão e da guarda nacional.

4) No Brasil, o Movimento Republicano se fortaleceu a partir de 1870 e culminou com o fim do período monárquico. Inspiravam o ideário desse Movimento:
a) Liberalismo, coronelismo e soberania nacional
b) Anarquismo, militarismo e abolição da escravatura
c) Positivismo, federalismo e separação entre Igreja e Estado

d) Iluminismo, reformismo e centralização política

5) Dos conflitos que acompanharam a emergência do Estado Nacional no Brasil, no século XIX, a rebelião praieira se destacou pelas reivindicações abaixo:
( ) Voto livre e universal do povo brasileiro.
( ) A plena e absoluta liberdade de comunicação dos pensamentos por meio da imprensa.
( ) A manutenção do Poder Moderador pelo Imperador.
( ) Completa reforma do poder judicial, de forma a assegurar as garantias dos direitos individuais dos cidadãos.
( ) O trabalho, como garantia de vida para o cidadão Brasileiro

 

6) A respeito da relação entre o Republicanismo e o Positivismo do Exército Brasileiro, no final do século XIX, julgue os itens seguintes.
( ) A questão militar foi a mais relevante crise justificadora da queda da Monarquia.
( ) O final d Guerra do Paraguai, em 1870, provocou, ao mesmo tempo, a institucionalização do Exército e o descobrimento deste frente ao regime.
( ) A fundação do Clube Militar, em 1887, aglutinou os setores oposicionistas do Exército e preparou a sua entrada organizada na área política, por meio da defesa de uma espécie de ditadura republicana.
( ) Os velhos oficiais sentiam-se responsáveis por uma missão salvadora e pretendiam corrigir os vícios da organização política e social do país

 

 

Por Camila Farias.

Deixe um Comentário