Atividade de história: Antiguidade Ocidental “Grécia e Roma” – 1º ano do ensino médio

    Atividade de história, direcionada aos alunos do primeiro ano do ensino médio, com questões desenvolvidas sobre a Antiguidade Ocidental: Grécia e Roma.

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ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Antiguidade Ocidental: Grécia e Roma

Leia:
     Alguns aspectos da Grécia Antiga, como sua organização política e social, merecem atenção especial pela ausência de um Estado grego unificado e pela fragmentação em inúmeras cidades-Estado com diferentes sistemas políticos, entre os quais enfocamos os dois principais modelos: Atenas e Esparta.
    Em relação a Roma, destacamos o processo de organização da sociedade romana, sua característica inicial de cidade-Estado e a subsequente expansão que preservou a organização social interna, mas mudou a ordem econômica, fazendo substituir a pequena propriedade com trabalho livre e o latifúndio com trabalho escravo.

 

Questões

1) A sociedade ateniense também sofreu um processo de divisão das terras como o que ocorreu em Esparta. Como foi esse processo?
R.

 

2) Politicamente, os eupátridas detinham o controle e apoiavam o rei, caracterizando uma monarquia. Quando o regime monárquico entrou em decadência?
R.

 

3) Para exercer sua cidadania, os atenienses precisavam de um instrumento que lhes garantisse tempo livre para participar das decisões políticas. Qual foi esse instrumento usado pelos atenienses?
R.

 

4) Em Roma, o regime republicano se sustentava nas magistraturas, cargos públicos exercidos pelos patrícios e que representavam a administração pública, sendo o Senado a principal instância de poder. Como era o Senado nesse período?
R.

 

5) Durante a república, eram constantes os atritos entre plebeus e patrícios. Em virtude disso, a plebe se revoltou várias vezes, reivindicando maiores direitos políticos. Entre 494 e 300 a.C, os plebeus fizeram várias manifestações e obtiveram quais conquistas?
R.

 

 

Por Camila Farias.

camila pereira de farias:
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