Atividade de história, direcionada aos alunos do nono ano do ensino fundamental, com questões desenvolvidas sobre a proibição do tráfico negreiro e abolição no Brasil.
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ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
A proibição do tráfico negreiro e abolição no Brasil
1) O trabalho escravo acompanhou os quatro séculos de formação econômica, política e social do Brasil. A escravização dos africanos contribuiu para:
a) a crise do regime monárquico
b) a formação de grandes fortunas
c) instalação de industrias de bens de consumo
d) a mão de obra qualificada
2) O primeiro golpe contra a escravidão foi em 1850, com a proibição do tráfico negreiro, decretada pela Lei Eusébio de Queirós. A partir do ano seguinte, intensificou-se:
a) as passeatas a favor dos direitos humanos
b) o aumento da população urbana
c) a instabilidade política
d) a venda de escravos
3) A partir da década de 1860, o movimento pela abolição ganhou força no país. No entanto, boa parte da elite agrária brasileira resistiu à ideia do fim do trabalho escravo. Mesmo no oeste paulista os cafeicultores queriam estender ao máximo a escravidão, temendo:
a) revoltas
b) falta de mão de obra qualificada
c) a queda da produção agrícola
d) baixa na economia pecuária
4) A Lei Rio Branco (lei do Ventre Livre), de 1871, declarava livres os filhos de escravas nascidos a partir daquela data. As crianças livres ficariam:
a) com a família livre mais próxima
b) com a mãe até os 8 anos de idade
c) com a mãe até os 2 anos
d) com as famílias dos fazendeiros
5) Por volta de 1885, a campanha abolicionista tornou-se mais intensa. Associações e clubes posicionaram-se contra a escravidão, fazendo propaganda e levantando fundos para:
a) ajudar os escravos a fugir
b) os libertos se sustentarem por algum tempo
c) a compra de cartas de alforria
d) pagar a permanência dos escravos nas fazendas
Por Camila Farias.