Atividade de história, direcionada aos alunos do primeiro ano do ensino médio, com questões desenvolvidas sobre a partilha da Ásia.
Você pode baixar esta tarefa de história em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondidas.
Faça o download desse exercício de português em:
- Word: Atividade de história: A partilha da Ásia – 1º ano do ensino médio – Modelo editável
- PDF: Atividade de história: A partilha da Ásia – 1º ano do ensino médio – Para imprimir
- Gabarito: Atividade de história: A partilha da Ásia – 1º ano do ensino médio – Com respostas
- Imagem: Página 1 – Página 2 – Página 3
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
A partilha da Ásia
A formação dos Estados foi certamente distinta na Europa, na América Latina, na África e na Ásia. Os Estados atuais, em especial na América Latina – onde as instituições das populações locais existentes à época da conquista ou foram eliminadas, como no caso do México e do Peru, ou eram frágeis, como no caso do Brasil -, são o resultado, em geral, da evolução do transplante de instituições europeias feito pelas metrópoles para suas colônias. Na África, as colônias tiveram fronteiras arbitrariamente traçadas, separando etnias, idiomas e tradições, que, mais tarde, sobreviveram ao processo de descolonização, dando razão para conflitos que, muitas vezes, têm sua verdadeira origem em disputas pela exploração de recursos naturais. Na Ásia, a colonização europeia se fez de forma mais indireta e encontrou sistemas políticos e administrativos mais sofisticados, aos quais se superpôs. Hoje, aquelas formas anteriores de organização, ou pelo menos seu espírito, sobrevivem nas organizações políticas do Estado asiático.
(GUIMARÃES, S. P. Nação, nacionalismo, Estado. Estudos Avançados. São Paulo: EdUSP, v. 22, n.º 62, jan.- abr. 2008 (adaptado)
Questões
1) A Inglaterra tentava ampliar seus contatos com a China, principalmente devido ao grande mercado que poderia ser a população chinesa para os produtos ingleses, os quais eram comercializados pela:
a) Companhia Chinesa
b) Companhia do Ópio
c) Companhia das Índias Orientais
d) Companhia da China
2) Em 1839, mais de 20 mil caixas de ópio foram queimadas pelas autoridades chinesas, dando a Inglaterra um pretexto para:
a) Declarar guerra à China
b) Sair da situação como vítima
c) Assinar um Tratado com os Estados Unidos
d) A tomada de Pequim
3) Além da tensão existente na China e do interesse em explorá-la, talvez a Índia tenha sido uma das regiões mais disputadas entre os séculos XVI e XIX, pois em seu litoral:
a) Havia muitas riquezas
b) Havia uma grande base militar
c) Havia enorme fonte de petróleo
d) Existiam entrepostos comerciais de Portugal, da França e da Inglaterra
4) A partir do século XVIII, a maior parte do território indiano estava sob controle inglês, tendo como agente a Companhia das Índias Ocidentais. A interferência inglesa na Índia foi responsável por:
a) Enorme crescimento industrial
b) Uma calamidade pública
c) Centralização econômica
d) Caos político
5) Outro objeto da ação imperialista ocidental foi o Japão, que era outro Estado oriental que não tinha laços diretos com o Ocidente, procurando fazer pequenas trocas comerciai e evitando a influência estrangeiras desde o século XVI. Essa posição foi alterada com o envio da chamada:
a) Esquadra Negra
b) Revolta dos Sipaios
c) Esquadra Unida
d) Revolta Oriental
6) Após a substituição do poder samurai por um exército organizado em moldes ocidentais e submetido diretamente ao poder imperial, deu-se um processo de abertura e ocidentalização do Japão, fator prioritário para se lançarem as bases da:
a) Economia capitalista
b) Constituição
c) Industrialização e se incentivarem o comércio e a agricultura
d) Estrutura social e econômica
Por Camila Farias.