Atividade de geografia: Meio ambiente – 8º ano

    Atividade de Geografia, voltada para estudantes do oitavo ano do ensino fundamental. com questões sobre o meio ambiente.

    Você pode baixar esta atividade de geografia em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de geografia em:

 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

MEIO AMBIENTE

    A poluição hídrica corresponde ao processo de poluição, contaminação ou deposição de rejeitos na água dos rios, lagos, córregos, nascentes, além de mares e oceanos. Trata-se de um problema socioambiental de elevada gravidade, pois, embora a água seja um recurso natural renovável, ela pode tornar-se cada vez mais escassa. A principal causa da poluição das águas é o desenvolvimento desenfreado das atividades econômicas, sobretudo nas cidades, com o aumento da deposição indevida de rejeitos advindos do sistema de esgoto e saneamento. Outra causa também apontada é o destino incorreto do lixo por parte da população, que atira objetos nos cursos d’água por pura falta de conscientização ambiental.

 

1)    Após a leitura do excerto acima, assinale as alternativas que representam práticas socioambientais que contribuem para a poluição hídrica.

a)    Deposição de esgoto doméstico e industrial nos rios

b)    Uso indevido de fertilizantes agrícolas

c)     Uso de agrotóxicos

d)    Uso consciente dos recursos naturais

 

Analise os textos I e II para responder à questão 2

Texto I

www.googleimagens.com

Texto II

A média de consumo diário que a ONU recomenda é 110 litros por habitante/dia. Estudos apontam que essa quantidade é suficiente para suprir as necessidades básicas de uma pessoa. Porém não é isso que acontece, segundo dados do Instituto “Trata Brasil” o consumo médio brasileiro é de 166,3 litros por habitante/dia […  ]

www.tratabrasil.org.br

 

2)    Após analisar o gráfico (Texto I)  e realizar a leitura do texto II  responda, qual atividade é responsável pelo maior consumo de água no mundo?

a)    Indústria.

b)    Uso doméstico.

c)     Pecuária.

d)     Agricultura.

 

Analise o Texto I e o Texto II para responder à questão 3

Texto I

www.googleimagens.com

Texto II

    O consumo de plástico descartável aumentou durante a pandemia do novo corona vírus, de acordo com a organização não governamental (ONG) Associação Internacional de Resíduos Sólidos. Máscaras e luvas de látex estão indo parar em praias remotas da Ásia todos os dias. Aterros sanitários de todo o mundo estão recebendo quantidades recordes de embalagens de comida e de outros tipos de produtos entregues em domicílio.

www.f5news.com.br

 

3)    Após a análise do texto I e do texto II, assinale na alternativa que apresenta o item que demora mais tempo para se decompor.

a)    Vidro

b)    Lata de alumínio

c)     Linha de pesca

d)    Fralda.

 

4)    A poluição do solo, dependendo da magnitude, pode causar malefícios irreparáveis tanto à natureza, que responde lentamente aos processos de reparação, quanto à  frágil estrutura corpórea do homem. Sendo o homem o agente causador, a origem poluidora dos solos pode ser urbana ou rural, refletindo os danos característicos em cada meio de ocupação humana. Em áreas urbanas o principal problema é a enorme quantidade de lixo lançado sobre a superfície aliada à falta de tratamento.

Assinale as alternativas corretas.

Nas áreas rurais, a contaminação do solo, ocorre pelo:

a)    uso inadequado de agrotóxicos

b)    uso inadequado de inseticida

c)     uso inadequado de fertilizantes

d)    uso intensivo de tecnologia

 

5)    A poluição hídrica corresponde ao processo de poluição, contaminação ou deposição de rejeitos na água dos rios, lagos, córregos, nascentes, além de mares e oceanos. A principal causa da poluição das águas é o desenvolvimento desenfreado das atividades econômicas.

São práticas socioambientais que contribuem para a poluição hídrica.

I. Deposição de esgoto doméstico e industrial nos rios.

II. Uso indevido de fertilizantes e agrotóxicos agrícolas.

III. Uso de máquinas agrícolas.

IV. Uso consciente dos recursos naturais.

V. Reflorestamento de áreas desprotegidas.

 

Estão corretas:

a)    I, II e IV

b)    II, III e V

c)     I e II

d)    I, II e III

 

Por Rosiane Fernandes – Formada em Letras e graduada em Educação Especial.
 As respostas estão no link acima do cabeçalho.

Rosiane Fernandes:
Veja também: